Acompanhe:

No Dia da Água, fórum lança relatório sobre recurso hídrico

ÀS SETE - O relatório, deve ser, após tantos acordos e tratados, o pacto decisivo na conscientização sobre a importância do manejo do recurso

Modo escuro

Continua após a publicidade
Água: a publicação acompanha uma série de tratados e iniciativas políticas e internacionais que ocorreram ao longo da semana (Mario Tama/Getty Images)

Água: a publicação acompanha uma série de tratados e iniciativas políticas e internacionais que ocorreram ao longo da semana (Mario Tama/Getty Images)

E
EXAME Hoje

Publicado em 22 de março de 2018 às, 07h08.

Última atualização em 22 de março de 2018 às, 09h01.

O Fórum Mundial da Água vai lançar seu relatório nesta quinta-feira, no mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial da Água.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

O relatório, esperam os participantes, deve ser, após tantos acordos e tratados, o pacto decisivo na conscientização sobre a importância do manejo do recurso hídrico.

A publicação acompanha uma série de tratados e iniciativas políticas e internacionais que ocorreram ao longo da semana.

Ontem, a Organização das Nações Unidas publicou o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2018, em que aponta para soluções baseadas na natureza que podem ter um papel importante na melhoria do abastecimento e da qualidade da água e na redução do impacto dos desastres naturais.

A principal delas: o reflorestamento de áreas de nascentes e matas ciliares, a chamada infraestrutura verde, que pode garantir a resiliência de rios e bacias hidrográficas inteiras à erosão e períodos de secas.

A carta de Brasília, escrita por juízes e promotores brasileiros e estrangeiros, publicada na segunda-feira, elenca dez diretrizes para embasar os magistrados e garantir que todas as populações do planeta possam usufruir da água.

Maior evento global sobre o tema, o Fórum acontece pela primeira vez na América Latina, e Brasília é seu palco. Na segunda-feira, na abertura do evento, o presidente Michel Temer afirmou que o governo trabalha em um projeto que quer “modernizar” o saneamento básico - no Brasil o índice de perdas de água ao longo da rede é de 37%.

Na terça-feira, o Senado aprovou um projeto que exige o uso de torneiras automáticas em banheiros coletivos e estimula construções sustentáveis, além de uma nova regra à Política Nacional de Recursos Hídricos.

A procuradora-geral da República Raquel Dodge anunciou, também na terça-feira, a proposta de criação de um instituto global do Ministério Público, com o objetivo de estabelecer bases de proteção da água.

O 8º Fórum Mundial da Água, que se encerra amanhã, deixa relatórios e diretrizes mas também um legado para o Brasil e para o mundo. Cabe agora acompanhar o quanto esses relatórios servirão como guias para os governos efetivamente trabalharem em sua defesa.

Últimas Notícias

Ver mais
Brasileiros criam estação de tratamento de água portátil usada em zonas de guerra
seloNegócios

Brasileiros criam estação de tratamento de água portátil usada em zonas de guerra

Há 2 dias

França aprova taxa ambiental para produtos de marcas como Zara e Shein
ESG

França aprova taxa ambiental para produtos de marcas como Zara e Shein

Há 4 dias

BID vai dobrar investimento em startups; veja quais projetos são buscados
Mundo

BID vai dobrar investimento em startups; veja quais projetos são buscados

Há 4 dias

Censo 2022: Pará, Amapá e Rondônia ainda têm menos da metade da população com água encanada
Brasil

Censo 2022: Pará, Amapá e Rondônia ainda têm menos da metade da população com água encanada

Há 3 semanas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais