Exame Logo

Vídeo mostra guardas da GCM agredindo morador de rua em SP

Abordagem foi feita na manhã de ontem nas proximidades do metrô Conceição, na zona Sul da capital paulista

Policiais da GCm em SP abordam morador de rua (Facebook/Reprodução)

Fernando Pivetti

Publicado em 4 de maio de 2017 às 08h59.

Última atualização em 5 de maio de 2017 às 11h43.

São Paulo — Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra policiais da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo agredindo um morador de rua na manhã de ontem durante uma ação para recolher seus pertences.

A abordagem foi feita nas proximidades do metrô Conceição, na zona Sul da cidade. Enquanto agentes da prefeitura levavam um carrinho de supermercado com um colchão e alguns cobertores, um dos policiais passa a perna no homem e tenta imobilizá-lo.

Veja também

O morador de rua começa a chorar e pede para que os agentes deixem seus pertences. "Não leva meus bagulhos não, eu não tenho nada". O vídeo abaixo, feito por um estudante e publicado no Facebook, mostra o momento da abordagem.

 

Após a operação, o homem foi levado para o 35º Distrito Policial. Segundo relato de um estudante pelo Facebook, o morador de rua teve seu braço quebrado. Após ser liberado pela polícia, foi para um abrigo da Prefeitura localizado no bairro da Moóca, na Zona Leste.

Em nota, a secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que a Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana vai apurar a conduta dos agentes no procedimento e que o guarda envolvido diretamente na agressão será afastado temporariamente.

Já a secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania disse que a conduta dos Guardas Civis Metropolitanos não condiz com a política e a orientação da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A secretaria também informou que acompanhará a investigação pela Corregedoria da GCM.

Acompanhe tudo sobre:PobrezaPoliciaissao-pauloViolência policial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame