Manifestantes invadem plenário da Câmara e sessão é suspensa
O grupo seguiu direto para a Mesa Diretora, onde permaneceram gritando palavras de ordem contra algumas medidas do pacote anticorrupção
Reuters
Publicado em 16 de novembro de 2016 às 16h04.
Última atualização em 16 de novembro de 2016 às 19h22.
Brasília - Manifestantes invadiram na tarde desta quarta-feira, 16, o plenário da Câmara dos Deputados . Segundo manifestantes ouvidos pela reportagem, o protesto foi contra as medidas do pacote anticorrupção que afetam o Poder Judiciário, como a que prevê a instituição de crime de responsabilidade para juízes e todos os membros do Ministério Público.
Os manifestantes entraram no local por volta das 15h30. Durante a invasão, foi quebrada uma porta de vidro da entrada principal do plenário.
Ao entrar no local, o grupo seguiu direto para a Mesa Diretora, onde permaneceram gritando palavras de ordem contra algumas medidas do pacote anticorrupção e a favor do juiz federal Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato na primeira instância.
Durante o protesto, manifestantes entraram em confronto com policiais legislativos da Câmara, que tentam retirá-los do plenário.
Alguns seguranças da Casa usaram pistola de choque para conter alguns anifestantes, que dizem ser de vários Estados brasileiros. Jornalistas e funcionários da Câmara que acompanhavam o protesto também foram retirados do plenário.
O pacote anticorrupção está previsto para ser votado na tarde desta quarta-feira na comissão especial da Câmara que analisa a matéria.
Entre outros pontos, o pacote prevê tipificação do crime de caixa 2.
Como mostrou hoje o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, deputados articulavam a votação da anistia para políticos, partidos e empresários que cometeram o crime antes da aprovação do pacote.
https://twitter.com/exame_noticias/status/798962078849568768