Maia pede convocação de parlamentares para discutir Amazonas e vacinação

O presidente da Câmara enviará ofício para que o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convoque a Comissão Representativa do Congresso

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta sexta-feira, 15, que pedirá ao presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que convoque a Comissão Representativa do Congresso para debater a situação da saúde no Amazonas e a vacinação contra a covid-19. Formado por 16 deputados e sete senadores, o colegiado é temporário, responsável por reuniões em caráter emergencial durante o recesso parlamentar, entre 23 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

O objetivo principal do pedido é que os parlamentares discutam um plano de emergência para lidar com a crise em Manaus, onde há falta de oxigênio nos hospitais, o que tem levado a mortes por asfixia.  "Não podemos nos omitir!", declarou Maia, no Twitter. Outro assunto que, na opinião dele, deve ser tratado pela comissão é a vacinação contra a covid-19.

"Vou encaminhar agora à tarde ao presidente do Congresso, @davialcolumbre, um pedido de convocação da Comissão Representativa para que possamos discutir a tragédia que está acontecendo em Manaus e também todo processo que envolve a vacinação no país", anunciou o presidente da Câmara. Segundo ele, "é mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente". 

A Comissão Representativa do Congresso é prevista na Constituição, para atuar nos períodos de recesso. Entre os objetivos do grupo está a convocação de ministros para prestação de informações, representação do Congresso em eventos e o exercício de atribuições de caráter urgente, que não possam esperar o fim do recesso sem prejuízo para o país.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.