Brasil

Lula chama Lira, Pacheco e STF ao Planalto para debater ações para o Rio Grande do Sul

O encontro acontece após Lula visitar o estado com os presidentes da Câmara e do Senado e com o vice-presidente do STF no domingo

Presidente Lula ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira (Sergio Lima/AFP/Getty Images)

Presidente Lula ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira (Sergio Lima/AFP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de maio de 2024 às 16h33.

Última atualização em 7 de maio de 2024 às 17h07.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira no Palácio do Planalto com os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) e com o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro gaúcho Edson Fachin, para discutir ações de emergência no Rio Grande do Sul.

As fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana passada já deixaram 83 mortos.

O quarteto esteve no estado no domingo, 5, em uma comitiva com ministros e com o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para sobrevoar regiões atingidas pelas enchentes. As autoridades passaram de helicóptero entre Canoas e Porto Alegre. A comitiva foi recebida pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

O governador declarou estado de calamidade em 336 municípios gaúchos, reconhecido pelo governo federal. O reconhecimento facilita o repasse de verbas federais às cidades atingidas. Lula afirmou que "não haverá impedimento da burocracia" para recuperar o RS.

"A gente deve muito ao Rio Grande do Sul sob todos os aspectos. Queria dizer ao povo gaúcho: o que estamos fazendo é dando ao Rio Grande do Sul aquilo que ele merece. Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora de o Brasil ajudar o Rio Grande do Sul", disse o presidente no domingo.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaArthur LiraRio Grande do SulSupremo Tribunal Federal (STF)Senado FederalRodrigo PachecoEnchentes no RS

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria cadastro nacional de condenados por violência contra a mulher

Comissão da Câmara aprova projeto de lei para incluir animais domésticos no Censo Demográfico

MPF busca solução para liberar 400 estrangeiros retidos no aeroporto de Guarulhos

Lula avaliará situação de Juscelino após viagem, diz Jaques Wagner

Mais na Exame