Lula antecipa volta ao Brasil e live em NY é cancelada após parecer do TCU
Hoje, Lula tem reuniões com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Redação Exame
Publicado em 20 de setembro de 2023 às 13h24.
Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 14h20.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipou a volta para o Brasil e encerra a sua agenda em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 20. Havia uma expectativa de que Lula permanecesse em Nova York até a quinta-feira, 21, quando concederia uma coletiva de imprensa. Hoje, Lula tem reuniões com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O Planalto não informou o motivo da volta antecipada, mas assessores do petista relatam que ele tem sentido dores mais fortes no quadril. No próximo dia 29 de setembro, o presidente passará por cirurgia para corrigir o problema.
- Onde vivem os ultrarricos? Veja as 10 cidades escolhidas por quem tem mais de US$ 30 milhões
- Gastos de famílias nos EUA aceleram e crescem 5,5% ao ano em agosto
- Linha 9-Esmeralda: problemas em sistema elétrico afetam tráfego de trens nesta manhã
- Presidente da China não vai à assembleia da ONU; vice representará o país
- Acompanhe ao vivo o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU; veja horário
- Incêndio atinge o Hospital Sírio-Libanês no Itaim Bibi
A live semanal de Lula, chamada de Conversa com o Presidente, também foi cancelada. Aárea técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) sugeriu que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República seria advertida por causa da divulgação das lives semanais nas redes sociais de órgãos oficiais do governo.
O parecer é relativo a uma representação proposta pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Orleans e Bragança apresentou prints do Conversa com o Presidente compartilhados nas redes sociais da Secom, da Presidência da República, da Casa Civil, da Secretaria de Relações Institucionais, do Ministério das Cidades, da TV Brasil e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e diz que há "uma estruturação da publicidade institucional direcionada à promoção" de Lula.
A orientação da área técnica do TCU diz que, "no presente caso, havendo situações tanto de caráter informativo quanto de promoção pessoal no programa Conversa com o Presidente, conclui-se pela procedência parcial da representação".
A transmissão costuma ocorrer todas as terças-feiras, às 8h30. Mesmo em viagem, Lula costuma participar das lives, adequando-se para que elas aconteçam no período da manhã pelo horário de Brasília.
Com Estadão Conteúdo.