Brasil

Jungmann pede à Polícia Federal para investigar ameaça a jornalista

Investigação será para apurar a autoria de ameaças sofridas contra uma jornalista da Folha de S.Paulo e o diretor do Instituto Datafolha

Imagem de arquivo: memorando para abertura das investigações foi enviado ao diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro (Vagner Rosário/VEJA)

Imagem de arquivo: memorando para abertura das investigações foi enviado ao diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro (Vagner Rosário/VEJA)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 09h13.

Brasília - O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, enviou nesta quinta-feira, 25, memorando ao diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, em que solicita a abertura de uma investigação para apurar a autoria de ameaças sofridas contra uma jornalista da Folha de S.Paulo e o diretor do Instituto Datafolha.

Na terça-feira, dia 23, o jornal apresentou representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a apuração das ameaças sofridas pela repórter Patrícia Campos Mello, após a publicação de reportagem sobre suposto esquema para o disparo em massa de mensagens contra o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, por meio do aplicativo WhatsApp. Essas mensagens, ainda segundo a reportagem, seriam bancadas por empresas privadas que apoiam Jair Bolsonaro (PSL).

O jornal levantou a possibilidade de a ação ter sido orquestrada para constranger a atuação da empresa. O pedido também cita supostas ameaças a Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

'Ilícitos'

No memorando enviado a Galloro, Jungmann determina que "sejam adotadas as providências necessárias à apuração dos fatos e à identificação de autoria, circunstâncias e motivações com eles envolvidas".

Para o ministro, se confirmada as informações sobre as ameaças, "pode-se estar diante da configuração de ilícitos penais, e de direta ofensa a inviolabilidade de correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa".

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaJornaisPolícia FederalRaul Jungmann

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria cadastro nacional de condenados por violência contra a mulher

Comissão da Câmara aprova projeto de lei para incluir animais domésticos no Censo Demográfico

MPF busca solução para liberar 400 estrangeiros retidos no aeroporto de Guarulhos

Lula avaliará situação de Juscelino após viagem, diz Jaques Wagner

Mais na Exame