Jair Renan Bolsonaro é indiciado por lavagem de dinheiro em investigação sobre fraude em empréstimo

Filho do ex-presidente também é alvo por falsidade ideológica e uso de documento falso

Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (EVARISTO SA/AFP/Getty Images)

Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (EVARISTO SA/AFP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 21h12.

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente, por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O filho de Jair Bolsonaro era investigado por supostamente usar um documento com informações falsas de sua empresa para obter um empréstimo bancário que não foi pago. O alvo da suspeita é uma declaração de faturamento de R$ 4,6 milhões da Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia.

A investigação apurava ainda a participação de Maciel Carvalho, ex-assessor de Jair Renan, no caso. Ele também foi indiciado.

A empresa tinha como principal ramo de atuação fornecer “serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas”. Hoje, ela consta como encerrada no cadastro da Receita Federal. A mudança de propriedade da companhia, feita por meio de doação, é um dos fatos investigados pela Polícia Civil em relação a Jair Renan.

No ano passado, quando cumpriu mandados de busca e apreensão contra Jair Renan, a Polícia Civil afirmou que "a investigação apontou para a existência de uma associação criminosa cuja estratégia para obter indevida vantagem econômica passa pela inserção de um terceiro, 'testa de ferro' ou 'laranja', para se ocultar o verdadeiro proprietário das empresas de fachada ou empresas 'fantasmas', utilizadas pelo alvo principal e seus comparsas".

O relatório de conclusão da investigação foi enviado ao Ministério Público, que decidirá agora se pede mais diligências, oferece denúncia ou pede o arquivamento o caso.

Mais de Brasil

Brasil bate recorde de conflitos no campo em 2023; indígenas são as maiores vítimas

Ruralistas veem chance de avanço na pauta anti-invasão com imbróglio entre Lira e governo Lula

Calor fora de época atingirá SP e mais regiões do Brasil; veja previsão do tempo

Veja o passo a passo para tirar sua 2 via de conta da Enel

Mais na Exame