Brasil

Inscrições no Sisu 2024 terminam nesta quinta-feira

Candidatos terão acesso à última classificação parcial e nota de corte do curso escolhido a partir da meia-noite

Sisu: as inscrições abriram na segunda-feira (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

Sisu: as inscrições abriram na segunda-feira (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 10h49.

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada na maioria das instituições públicas de ensino superior, que abriram na segunda-feira, 22, encerram-se nesta quinta, 25, às 23h59 (horário de Brasília).

Os candidatos terão acesso à última classificação parcial e nota de corte do curso escolhido a partir da meia-noite.

De acordo com o Ministério da Educação, às 19 horas da quarta, 24 de janeiro, 1.156.941 pessoas já estavam inscritas no processo seletivo do MEC, que registrava 2.196.597 inscrições - uma vez que é possível escolher até dois cursos. Medicina, Direito, Administração, Psicologia e Enfermagem eram os cursos mais concorridos.

Neste ano são oferecidas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de educação superior, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista detalhada por instituição pode ser conferida no site do MEC.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal do governo federal.

Na inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições e a inscrição válida será a última registrada no sistema.

O sistema fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Neste ano, o Sisu terá somente uma edição - antes, havia uma para cada semestre. Mesmo os candidatos interessados em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024 deverão fazer as inscrições na próxima semana.

De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 2024 será divulgado pelo ministério em 30 de janeiro. Desse momento até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária. A lista de espera será estará ativa entre 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:SisuVestibularesEnsino superior

Mais de Brasil

MEC suspende criação de cursos a distância até 2025 e fixa prazo para criar novas regras

Deputada Luiza Erundina tem alta de hospital em Brasília após três dias internada

Lula, Haddad, Mercadante e mais: veja repercussão da morte de Maria da Conceição Tavares

Mais na Exame