Brasil

Como emitir nova Carteira de Identidade no Pará: passo a passo para agendar online

Saiba onde e como agendar para fazer a sua Carteira de Identidade no Pará

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)  (Governo Federal / Divulgação )

Modelo de como é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) (Governo Federal / Divulgação )

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 21h00.

Mora no Pará e ainda não possui a sua CIN? Saiba que o estado já está disponibilizando, desde janeiro de 2024, o agendamento para que os cidadãos possam ter a nova Carteira de Identidade. 

Feito o agendamento, é preciso ir presencialmente ao local marcado e, após realizar todo o processo do novo documento e coleta da biometria, o cidadão terá a CIN em mãos em até 10 dias úteis. Confira o passo a passo para agendar online a emissão da sua Carteira de Identidade no Pará e veja quais são os documentos obrigatórios para realizar essa solicitação. 

O que é a Carteira de Identidade Nacional?

A Carteira de Identidade Nacional, conhecida como CIN, é um documento de identificação civil que vem sendo implementado no Brasil e tem o objetivo de reunir todos os dados do cidadão em um só lugar

Até 2032, a CIN será o documento oficial do brasileiro, que passa a ser identificado apenas com o seu número de CPF, dispensando o RG e demais meios de identificação. 

Além disso, a CIN traz mais segurança tanto para quem porta o documento, como também para quem verifica. Ela possui vários elementos gráficos que dificultam a falsificação e demais fraudes. Não significa que os outros documentos não sejam válidos por enquanto, é apenas uma forma de padronização dos dados dos brasileiros. 

Como agendar a Carteira de Identidade Nacional no Pará?  

Assim como era com a emissão do RG, é a Polícia Civil do Estado do Pará o órgão responsável pelo agendamento e emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Veja o passo a passo: 

  1. Entre no site da Polícia Civil do Estado do Pará
  2. Na aba principal, clique na opção “Serviços”; 
  3. Depois acesse “Agendamento da Emissão da Carteira de Identidade”;
  4. Você terá acesso a uma lista de postos que oferecem o serviço. Clique em “Fazer o agendamento online”;
  5. Preencha as informações solicitadas e escolha o seu agendamento. 

Vale lembrar que alguns postos de atendimento não possibilitam que você escolha o dia, e o agendamento é feito automaticamente. Já outras unidades podem apresentar flexibilidade e mais opções de dia e horário. 

Se for a primeira vez que você está solicitando a CIN, o serviço é gratuito. Caso seja a segunda via, no próprio agendamento será emitido um boleto que deve ser pago antes de comparecer no horário marcado.

Documentos para obter a nova carteira de identidade 

Para obter a CIN no Pará, a sua certidão de nascimento ou casamento, número de CPF são documentos obrigatórios para emitir a nova Carteira de Identidade. Lembre-se que eles precisam estar em bom estado, sem rasgos ou rasuras. 

É obrigatório ter a nova carteira de identidade? 

Ainda não é obrigatório ter a Carteira de Identidade Nacional, visto que o RG e demais documentos seguem válidos no território nacional. Entretanto, o documento se torna obrigatório a partir de 2032. Desta forma, os brasileiros têm os próximos anos para se adequar a essa nova forma de identificação. 

O que muda com a CIN? 

Além de ser um documento de identificação que também tem a versão digital além da impressa, levando em consideração que se torna obrigatório a partir de 2032, o que muda com a CIN é que ela chega para substituir o RG e o CPF se torna o único número de identificação do brasileiro. 

No momento, estamos passando por uma transição, e os cidadãos têm até 2032 para tirar o documento e aposentar o RG, que é o meio de identificação mais usado hoje.

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

Enel afirma que ainda não tem prazo para restabelecimento total da energia em São Paulo

Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal

Aneel convoca reunião com a Enel após 40 horas de falta de energia em SP

Enel é privatizada? Entenda a relação da empresa com o governo e suas obrigações em caso de apagão