
Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: segundo a Forbes, apenas 59% dos voos de Guarulhos chegam no horário (Mario Rodrigues/EXAME.com/)
São Paulo – Que os aeroportos do Brasil têm longas filas e voos que atrasam não é muita novidade. Mas um site chamado Wall St. Cheat Sheet foi além e colocou o Aeroporto de Guarulhos, um dos maiores do país, como o pior do mundo.
Guarulhos ganhou esse “prêmio” por causa de vários fatores, como as longas filas, mudanças de terminais sem nenhum tipo de aviso e até mesmo o (alto) preço para comer e beber no aeroporto.
Para o site, isso só piora com a falta de funcionários e o fato de que, de acordo com a Forbes, apenas 59% dos voos de Guarulhos chegam no horário.
A segunda colocação ficou com o Midway International Airport, de Chicago, principalmente pela falta de pontualidade nos voos.
A medalha de bronze ficou com o John F. Kennedy International Airport, de Nova York, entrando inclusive na lista dos aeroportos mais feios pela revista Travel+Leisure.
Outros aeroportos citados na lista são o N’Djamena International, no Chade; o Paris Beauvais Tille, na França; o London Heathrow, em Londres; o LaGuardia, em Nova York; o Ninoy Aquino International, em Manila (Filipinas); o Jomo Kenyatta International, em Nairóbi e, em décimo lugar, o Tribhuvan International, do Nepal.
Outro lado
A assessoria do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU Airport) indica que as reportagens da CNN e da Forbes citadas na lista do Wall St. Cheat Sheet são de, respectivamente, 2008 e 2011. Seriam, portanto, informações anteriores à gestão da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que assumiu a administração em fevereiro de 2013.
“Entendemos que ainda há muito a ser feito, principalmente nos antigos terminais – o TPS1 e o TPS2”, diz a assessoria do aeroporto, que também informa que as obras do novo terminal de passageiros, o TPS3, estão dentro do cronograma e 83% concluídas.
“Temos certeza que a abertura do TPS3, em 11 de maio deste ano, trará um novo paradigma em infraestrutura aeroportuária, principalmente por conta das tecnologias que serão implantadas”.
Segundo as previsões do GRU Airport, o novo terminal terá capacidade inicial para 12 milhões de passageiros por ano, 20 pontes de embarque e 34 novas posições no pátio de aeronaves.
Matéria atualizada às 16h28 do dia 15/01/2014 para incluir o posicionamento da assessoria do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU Airport).