Exame Logo

Governo Dilma divulga providências após chuva no Rio

Quase 600 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram destacados para atuar no socorro às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro

Bombeiros ajudam vítimas em Teresópolis, no Rio de Janeiro (Vladimir Platonow/AGÊNCIA BRASIL)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 09h23.

Brasília - O governo federal publicou hoje no portal da Presidência da República a lista de providências para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no Rio de Janeiro. Além dos R$ 100 milhões repassados ao governo do Estado e às prefeituras das cidades atingidas pelas chuvas, 586 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram destacados para atuar no socorro às vítimas.

Também foram deslocados das Forças Armadas 12 helicópteros, 74 viaturas, duas retroescavadeiras, um hospital de campanha, três ambulâncias, uma viatura "Munk", um caminhão basculante, duas pás carregadeiras, um gerador e uma torre de iluminação.

Veja também

De acordo com o levantamento, além da área militar, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disponibilizou para a região 8.000 cestas de alimentos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, encaminhou 44 toneladas de alimentos para Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal.

O Ministério da Saúde disponibilizou sete toneladas de medicamentos e insumos para atender 45 mil pessoas por um período de um mês, e 50 voluntários de seis hospitais federais do Rio de Janeiro estão atendendo nas regiões atingidas. Outros 300 profissionais de saúde estão de prontidão para atendimento hospitalar.

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, também colaborou, colocando à disposição da região 4.000 barracas de lona. A nota acrescenta que o governo federal continuará acompanhando a situação e dará total prioridade de atendimento à população.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame