FUP aguarda resposta da Petrobras sobre reajuste
Nesta semana até sexta-feira, os petroleiros da FUP realizam mobilizações, com atos de protesto e atrasos na entrada dos turnos
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 20h24.
São Paulo - A reunião da Federação Única dos Petroleiros (FUP) com a Petrobras segunda-feira (10) terminou sem resposta às reivindicações salariais dos trabalhadores. De acordo com o coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes, a empresa não apresentou proposta relacionada com o pedido da categoria de 10% de aumento real.
A Petrobras se manifestou sobre o pedido de reposição da inflação, com proposta de 5,24% de ajuste, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e antecipação para o próximo pagamento, em 25 de setembro. Os trabalhadores pediam, contudo, que a reposição fosse feita pelo Índice de Custo de Vida (ICV) Dieese, que estabelece 6,18% de inflação.
Nesta semana até sexta-feira, os petroleiros da FUP realizam mobilizações, com atos de protesto e atrasos na entrada dos turnos. A expectativa da FUP, afirma Moraes, é de que a Petrobras procure a categoria ainda esta semana para fazer proposta sobre as demais reivindicações dos petroleiros. Além do aumento salarial, os trabalhadores pedem definição de critérios para determinar participação nos lucros e resultados (PLR). Segundo Moraes, a Petrobras tem atualmente 80 mil petroleiros, dos quais 50 mil estão na base da FUP.
Já os representantes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vão se reunir com a Petrobras na quinta (13) e na sexta-feira (14). A reivindicação dos sindicatos ligados à FNP é de 16% de aumento salarial, o que dá cerca de 10% de aumento real, de acordo com Emanuel Cancela, do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro, ligado à federação.