Brasil

Fluxo de passageiros para o exterior cresce pelo 24º mês seguido mostra Anac

Em balanço divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, (MPor), a pasta destaca que a quantidade de voos realizados nesse mercado também segue em ritmo acelerado

Aviação: O número de passageiros saindo para países do continente cresceu 36% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023 (Daniel Garrido/Getty Images)

Aviação: O número de passageiros saindo para países do continente cresceu 36% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023 (Daniel Garrido/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 22 de abril de 2024 às 18h05.

Última atualização em 22 de abril de 2024 às 18h06.

Tudo sobreAviação
Saiba mais

O mercado de aviação comercial brasileiro registrou, em março, a 24ª alta seguida do fluxo de passageiros transportados para o exterior. De acordo com os dados da Anac, em março deste ano foram transportados quase 2 milhões de viajantes nesse segmento, aumento de 20,8% na comparação com o mesmo período de 2023, quando 1,6 milhão de pessoas voaram em destinos internacionais.

Em balanço divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, (MPor), a pasta destaca que a quantidade de voos realizados nesse mercado também segue em ritmo acelerado. No terceiro mês deste ano, houve um incremento de quase 2 mil voos em relação a março de 2023, quando as companhias brasileiras e estrangeiras realizaram 11.531 operações aéreas nesse período contra 9.863 no último ano, ou seja, crescimento de 16,9%. No trimestre, a alta foi de 18,75%.

Concurso Anac: Veja como concorrer as 70 vagas de nível superior com salário inicial de R$ 16 mil

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem o crescimento da economia brasileira frente aos outros mercados mundiais. "Com o presidente Lula, o Brasil voltou a figurar entre as maiores economias do mundo e isso tem reflexo direto na nossa aviação, com o interesse de companhias estrangeiras retornarem as operações aéreas no nosso país", afirmou o ministro.

Governo lançará programa para ampliar número de mulheres que pilotam aviões

Com o objetivo de expandir os voos para o exterior, no último mês, os Ministérios de Portos e Aeroportos, do Turismo e a Embratur lançaram o Programa de Aceleração do Turismo Internacional . Executado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), o programa convida as companhias aéreas e aeroportos a apresentarem propostas de investimento em promoção de novos voos.

Mercado sul-americano

De acordo com os dados do setor aéreo, o movimento cresceu ainda mais nas viagens para a América do Sul, o que justifica as novas rotas anunciadas nos últimos dias pelas companhias aéreas para atender a crescente demanda.

O número de passageiros saindo para países do continente cresceu 36% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023. Foram 1,2 milhão de pessoas.

A Argentina lidera o ranking com 541 mil passageiros embarcados. Mas os destinos que mais cresceram, em relação ao ano passado, foram Peru (90%), Uruguai (58%) e Chile (57%).

Acompanhe tudo sobre:Anacpassagens-aereasAviação

Mais de Brasil

Censo 2022: taxa de analfabetismo no Nordeste é o dobro da média do Brasil; veja ranking

Censo 2022: população que sabe ler e escrever cresce no Brasil e país registra 93% de alfabetizados

CNH Social: o que é e como conseguir habilitação gratuitamente

Sobe para 154 número de mortos devido às fortes chuvas no RS; veja serviços parados

Mais na Exame