Fim do Note 7; Acordo da Odebrecht…
PEC do teto Na noite de segunda-feira, o governo conseguiu aprovar com folga a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Foram 366 votos a favor e 111 contra. Eram necessários 308 votos dos 513 deputados. Antes de ser enviada ao senado, a PEC precisa passar por votação em segundo turno […]
Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2016 às 07h17.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h09.
PEC do teto
Na noite de segunda-feira, o governo conseguiu aprovar com folga a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Foram 366 votos a favor e 111 contra. Eram necessários 308 votos dos 513 deputados. Antes de ser enviada ao senado, a PEC precisa passar por votação em segundo turno na Casa, o que deve ocorrer dentro de duas semanas.
___
Vem mais por aí
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o acordo de leniência da Odebrecht deve originar mais de cem inquéritos pelo país. A força-tarefa da Lava-Jato teme que a pulverização por outras esferas judiciais e localidades resulte em prescrição de crimes.
___
Chineses no setor elétrico
A China Three Gorge Corporation fechou a compra de ativos da americana Duke Energy no Brasil por 1,2 bilhão de dólares. São oito usinas hidrelétricas, com capacidade total de 2.057 MW, localizadas na fronteira entre os estados de São Paulo e Paraná, além de duas pequenas centrais hidrelétricas. Com a transação, que ainda precisa ser aprovada pelo Cade e pela Aneel, os chineses irão ultrapassar a francesa Engie, tornando-se a segunda maior holding de geração do Brasil, atrás apenas da estatal federal Eletrobras.
___
Fim da linha para o Samsung Note 7
A empresa de tecnologia Samsung decidiu parar de vez a fabricação de celulares Galaxy Note 7. Em setembro, a companhia já havia pedido que 2,5 milhões de clientes devolvessem seus dispositivos para reparos, devido aos casos de explosão do dispositivo. Mas mesmo depois do recall, os problemas continuaram. Agora descontinuado, o smartphone teve vida curta no mercado. Ele foi lançado em agosto para concorrer com o iPhone da Apple entre os modelos mais caros.
___
RIO
Segundo pesquisa Ibope, divulgada na noite de segunda-feira, o senador Marcelo Crivella (PRB) venceria Marcelo Frexo (PSOL) na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. Crivella tem 67% das intenções de votos, euqnato que Freixo aparece com 33% dos votos válidos. A margem de erro é de três pontos percentuais.
__
Mais uma contra Lula
O Ministério Público Federal apresentou mais uma denúncia contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, dessa vez por desvios envolvendo a Odebrecht e empréstimos do BNDES. Além de Lula, o ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, o sobrinho da primeira mulher do petista, Taiguara Rodrigues, e mais oito pessoas estão arrolados no caso. Lula teria facilitado empréstimos do BNDES para obras em Angola feitas pela Odebrecht, que subcontratava a empresa de Taiguara como forma de repassar recursos para Lula. A companhia também contratava o ex-presidente para palestras como forma de pagar por seu lobby junto ao banco. A denúncia imputa ao ex-presidente os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção passiva.
___
Inflação cada vez menor
Após a queda do medidor oficial da inflação no país, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ter sido além do esperado na semana passada, analistas de mercado estimam um índice ainda menor para o final do ano, de 7,23% para 7,04%, segundo apontou Boletim Focus, do Banco Central, nesta segunda-feira. Para o final de 2017, a projeção recuou de 5,07% para 5,06%. Em setembro do ano que vem, a expectativa desceu de 5,15% para 5,07%. A redução das taxas de inflação pode influenciar o Comitê de Política Monetária a baixar as taxas de juros ainda na reunião deste mês. No boletim, foi mantida a expectativa de que o juro básico da economia (Selic) seja de 13,75% até o fim do ano e 11% em 2017.
___