Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Pacote de R$ 55 bi do BNDES; Barroso: adiar eleições é com Congresso; Softbank vai recomprar ações

BNDES: pacote do banco tem foco na preservação de empregos (Nacho Doce/Reuters)

BNDES: pacote do banco tem foco na preservação de empregos (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2020 às 07h39.

Última atualização em 23 de março de 2020 às 08h59.

BNDES anuncia pacote de R$ 55 bi 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou neste domingo, em videoconferência com a participação do presidente Jair Bolsonaro, um pacote de medidas totalizando 55 bilhões de reais para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus, com foco na preservação de empregos. O pacote inclui a suspensão dos pagamentos de empréstimos diretos e indiretos concedidos pelo banco, a transferência de valores para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a disponibilidade de mais recursos para micro, pequenas e médias empresas, que são grandes geradoras de postos de trabalho no Brasil. “O banco se preparou, se ajustou, para um ação anticíclica. É um primeiro passo no enfrentamento dessa crise“, disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Barroso: adiar eleições é com o Congresso

Após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defender o adiamento das eleições em razão do coronavírus, o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, divulgou nota para afirmar que é papel do Congresso Nacional deliberar sobre a necessidade de adiar o pleito, previsto para outubro. O ministro avaliou que se a decisão do parlamento for pelo adiamento, isso deveria ocorrer “apenas pelo prazo necessário e inevitável” para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população. “A realização de eleições periódicas é um rito vital para a democracia”, disse.

Brasil tem 1.546 casos por coronavírus

O Brasil está com 1.546 infectados pelo coronavírus (causador da doença Covid-19), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde deste domingo. O número de casos subiu 39% em um dia. O número de mortes subiu de 18 para 25. A pasta não divulgou o número de casos suspeitos, como vinha fazendo nos últimos dias. Todos os Estados brasileiros agora têm pelo menos um caso da doença. São Paulo mais de 600 casos e já registrou 22 mortes pela covid-19. Os pacientes que morreram tinham mais de 60 anos e algum problema pré-existente, ou seja, se encaixam no grupo com maior vulnerabilidade.

Pacaembú vira hospital

O estádio do Pacaembu começou a receber a estrutura de sustentação metálica para a montagem de um hospital de campanha para atender as vítimas da covid-19 de São Paulo. A acomodação da estrutura, que ficará no gramado, começou no sábado e seguiu sendo montada no dia seguinte. Na última sexta-feira, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou que o local, assim como o Anhembi, seria utilizado para receber leitos hospitalares.

Softbank vai recomprar ações

O grupo Softbank disse nesta segunda-feira que vai colocar em prática um pacote de venda de seus ativos e liberar caixa para recomprar ações da companhia. A ideia é levantar 4,5 trilhões de ienes (cerca de 41 bilhões de dólares) e recomprar 2 trilhões de ienes em ações, além de reduzir a dívida. Mais cedo neste mês, a empresa já havia anunciado recompra de 500 bilhões de ienes. Com o anúncio, as ações do grupo subiram 18% na bolsa de Tóquio nesta segunda-feira. Mesmo após a alta de hoje, as ações acumulam baixa de 30% no ano. O Softbank é um grupo japonês de telecomunicações e também tem um bilionário braço de investimento em startups, que investe em nomes como Uber, de transporte privado e WeWork, de compartilhamento de escritórios, além das brasileiras Loggi, de logística, banco Inter e Gympass, marketplace de academias.

Merkel: otimista em não ter coronavírus

Um funcionário do alto escalão do governo alemão informou nesta segunda-feira que o governo está confiante de que a chanceler Angela Merkel não está infectada com coronavírus. A governante alemã teve suspeitas após entrar em contato com um médico cujo teste deu positivo na semana passada. A chanceler está trabalhando de casa e fará repetidos testes nos próximos dias. A Alemanha tem quase 25.000 casos e 94 mortes.

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP