Exame Logo

Conselheiro amigo; vacina contra Dengue….

Conselheiro amigo sai O conselheiro José Saraiva, membro do Conselho de Ética da Presidência da República, pediu afastamento do julgamento do caso que envolve o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Saraiva se declarou impedido de participar devido à “suspeição por fatos supervenientes”. Além de amigo de Geddel — que o indicou para […]

GUGA: ex-tenista vai ter que pagar 7 milhões à Receita / Buda Mendes/ Getty Images
DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 06h06.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h14.

Conselheiro amigo sai

O conselheiro José Saraiva, membro do Conselho de Ética da Presidência da República, pediu afastamento do julgamento do caso que envolve o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Saraiva se declarou impedido de participar devido à “suspeição por fatos supervenientes”. Além de amigo de Geddel — que o indicou para o cargo —, Saraiva é advogado da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, conforme revelou o jornal Folha de S.Paulo. O ministro se tornou centro de uma polêmica após o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero ter pedido exoneração do cargo alegando sofrer pressões para liberar um empreendimento vetado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Artístico e Cultural onde Geddel comprou um apartamento.

Veja também

BNDES devolverá 100 bi

O Tribunal de Contas da União autorizou o BNDES a devolver 100 bilhões de reais ao Tesouro pelos empréstimos realizados ao longo dos últimos anos. A devolução faz parte do pacote anunciado no começo do governo Temer para melhorar as contas públicas. O dinheiro, porém, não poderá ser utilizado para repasses aos estados, sendo destinado exclusivamente para pagamento da dívida pública. O ministro Vital do Rêgo, no entanto, ressaltou que a operação feita pelo banco foi ruim, já que o governo captou recursos no mercado para repassar ao banco usando como taxa de juros a Selic, enquanto o BNDES repassa esse dinheiro a juros baixos.

Guga perde processo

O ex-tenista Gustavo Kuerten perdeu o recurso que havia impetrado no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais no processo que é cobrado a pagar 7 milhões de reais em impostos e multa. De acordo com a Receita, Guga teria utilizado uma empresa para receber seus rendimentos e patrocínios entre 1999 e 2002, enquanto esses valores se destinariam à sua pessoa física. A prática é comum entre atletas. O ex-tenista classificou a decisão como “lamentável” e disse que usou a empresa porque seria impossível organizar todos os compromissos e contratos como pessoa física. Ele também afirmou, por meio de nota, que, se a intenção fosse pagar menos imposto, poderia ter fixado residência no exterior, já que passava mais tempo fora do Brasil. Não o fez porque queria “trazer esse dinheiro para o Brasil”.

MP pede prisão de Neymar

O Ministério Público da Espanha pediu dois anos de prisão para Neymar, além do pagamento de uma multa de 10 milhões de euros (cerca de 36 milhões de reais). O atleta e seus pais, Neymar e Nadine Gonçalves da Silva, são acusados de fraudar os contratos que levaram o atleta do Santos para o Barcelona em 2013. O clube catalão declarou, inicialmente, ter pago 59,1 milhões de euros por Neymar, mas o valor foi questionado tanto internamente quanto pela DIS, empresa que era dona de parte dos direitos federativos do esportista. Mais tarde, o Barcelona declarou que o preço havia sido de 86,2 milhões de euros. Além de fraude, a família Neymar é acusada de corrupção.

_

IPCA-15 acelera

O IPCA-15, prévia da inflação oficial, subiu 0,26% em novembro, após alta de 0,19% em outubro. Segundo o IBGE, foi o menor percentual para mês de novembro desde 2007. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 6,38%. No mesmo período de 2015, a prévia registrava valorização de 9,42%. A maior pressão sobre o indicador em novembro veio do grupo de saúde e cuidados pessoais, que subiu 0,68%. Na ponta contrária, o grupo de alimentação e bebidas recuou 0,06% e vestuário teve queda de 0,03%.

Os novos nomes de Trump

O presidente americano eleito, Donald Trump, divulgou novos nomes de sua futura equipe de governo. Para embaixadora da ONU, a escolhida é uma ex-crítica de Trump, a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley. Haley apoiou o senador Marco Rubio nas primárias do Partido Republicano e chegou a criticar Trump pelo fato de o magnata não repudiar duramente grupos racistas, como a Ku Klux Klan. “Isso não é parte de nosso partido”, disse em janeiro. Com ascendência indiana, ela foi ofendida nas redes sociais por apoiadores de Trump.

Diversidade?

Nas escolhas desta segunda-feira, Trump tenta fugir das críticas de que seu gabinete seria composto puramente por homens brancos. Além de Nikki Haley, o magnata nomeou outra mulher, Betsy DeVos, que será a nova secretária da Educação. Como Trump, DeVos é uma outsider da política, conhecida por ser filantropista da educação e grande doadora do Partido Republicano. Outro escolhido do dia foi Ben Carson, neurocirurgião negro a quem o presidente eleito ofereceu a Secretaria de Moradia e Desenvolvimento Urbano — ainda não foi confirmado se ele aceitou o cargo. Nas primárias republicanas, Carson chegou a começar uma campanha independente para se candidatar à Presidência.

Censura no Facebook chinês?

Tentando voltar à China após sete anos de proibição, o Facebook poderá começar a bloquear conteúdos não desejáveis pelo governo chinês. Segundo o jornal The New York Times, a rede social desenvolveu uma ferramenta capaz de bloquear posts proibidos em lugares específicos. A empresa não confirma a informação e disse, por meio de um porta-voz, que ainda não tomou “qualquer decisão” sobre a “abordagem à China”, mas que está, de fato, “gastando tempo entendendo e aprendendo mais sobre o país”. Em março, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, reuniu-se com o chefe de propaganda da China, Liu Yunshan.

Microsoft e LinkedIn: aprovação

A empresa de tecnologia Microsoft está próxima de obter a aprovação das autoridades reguladoras da União Europeia para concluir a compra da rede social corporativa LinkedIn. A preocupação da Justiça é que a junção das empresas diminua a competição, mas, segundo fontes próximas à negociação, os reguladores se convenceram depois de a Microsoft garantir, na semana passada, que continuará permitindo que rivais do LinkedIn utilizem normalmente seus produtos — como o software de e-mails Outlook. A empresa fundada por Bill Gates comprou o LinkedIn por 26 bilhões de dólares, mas ainda precisa da aprovação das autoridades reguladoras para concluir a fusão.

Vacina contra a dengue

A farmacêutica francesa Sanofi Pasteur apresentou na Guatemala o que afirma ser a primeira vacina preventiva contra a dengue no mundo. A vacina é indicada para pessoas de 9 a 45 anos em zonas de risco, como forma de prevenir a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A comercialização no setor privado deve começar nas próximas semanas. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, de 2005 a 2016 a dengue provocou 132 mortes entre os 114.348 casos registrados na Guatemala.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame