Brasil

Brasil tem menor média diária de mortes por covid-19 em 5 meses

De acordo com o consórcio de imprensa, o país tem uma média de 609 óbitos por dia. O total de vítimas chega perto de 150 mil e os casos passam de 5 milhões

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 9 de outubro de 2020 às 20h19.

Última atualização em 9 de outubro de 2020 às 20h44.

O Brasil tem 149.696 óbitos e 5.057.190 casos confirmados de covid-19, segundo levantamento dos veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgado nesta sexta-feira, 9.

O balanço, atualizado às 20 horas, mostra que no período de um dia foram registradas 658 vítimas e 27.651 testes reagentes para o coronavírus.

Os dados são compilados pelo consórcio de imprensa que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

A média móvel, que contabiliza o número de óbitos da última semana, é de 609, uma queda de 13% se comparado com 14 dias atrás. É a menor taxa em cinco meses.

SP abre ainda mais a economia

Pela primeira vez desde o início da quarentena, há seis meses, o estado de São Paulo — incluindo a capital — tem a maior abertura da economia. O governo atualizou, nesta sexta-feira, 9, as fases de flexibilização, e agora 76% da população do estado está na fase 4 verde, em uma escala que vai de 1 vermelha, a mais restrita, até a 5 azul.

Foram para a fase 4 verde as regiões de Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Taubaté, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo. A única região que regrediu foi a de Barretos, que passou da fase 3 amarela, para a fase 2 laranja.

O que motivou uma maior flexibilização foi a queda nos vários índices que são analisados pelo governo do estado, como taxa de internação em leitos de UTI, número de novos casos e de mortes por covid-19.

As internações, que chegaram a ficar perto de 90%, agora estão abaixo de 50%, mesmo com o fechamento dos hospitais de campanha. No acumulado, o estado tem 1.028.190 casos confirmados e 37.069 mortes causadas pela covid-19.

Mais de Brasil

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente