Brasil

Carnaval 2024: Sul e Sudeste devem ter chuvas nos dias de folia; veja a previsão

Chuvas devem diminuir no domingo e na segunda na região Sul

Carnaval de rua Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Carnaval de rua Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 06h24.

Na semana de Carnaval, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a expectativa é grande para os foliões. Quem vai às ruas precisa saber se chove ou não, e qual clima esperar nas datas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño deve diminuir de intensidade a partir do início de fevereiro, embora continue persistindo ao longo do verão e durante o outono.

Com isso, as temperaturas se tornam mais amenas e as chuvas, menos frequentes no Sul e Sudeste. Mesmo assim, de acordo com um levantamento preliminar do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), as regiões não devem escapar do tempo ruim.

Segundo o gráfico do CPTEC, as chuvas vão se concentrar mais na parte em azul do mapa durante o período indicado, ou seja, na semana de 7 a 13 de fevereiro. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, isso não significa que não vai chover nas demais regiões.

— As chuvas serão mais localizadas e ocorrerão principalmente na parte da tarde. Vejo que na sexta e no sábado, principalmente à tarde, tem chuvas na região Sul, pegando Porto Alegre e Florianópolis, com uma chuva isolada em Curitiba. No domingo e na segunda as chuvas diminuem.

Como estará quente no Sul, a chuva pode vir com a possibilidade de granizo em alguns pontos durante a parte da tarde.

Na região Sudeste, a previsão também é de que as chuvas se concentrem na parte da tarde e da noite. Ao longo do feriado, as chuvas devem afetar principalmente Minas Gerais, mas podem ocorrer nos demais estados.

Durante o Carnaval, as chuvas também podem aumentar nas regiões centrais, atingindo até o Norte do país.

Na região Nordeste, a previsão também é de chuva.

— Muita chuva em Macapá, Belém, São Luís, nessa faixa litorânea que vai de Fortaleza até o Rio Grande do Norte, mas de forma mais isolada. Os volumes mais significativos devem atingir o litoral da Bahia e a região Norte, principalmente à tarde e à noite.

Veja a previsão do Inmet para a semana do dia 6 ao dia 12 de fevereiro, por região:

Região Norte: a previsão é de chuvas no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e norte do Tocantins. Em Roraima, nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, há previsão de pouca chuva.

Região Nordeste: o Inmet prevê chuvas em forma de pancadas na faixa leste e interior do norte da região, principalmente no Maranhão, Ceará, sertão de Pernambuco e Paraíba, Sergipe, Alagoas e sul da Bahia. No oeste da Bahia e Piauí, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são esperadas pancadas de chuvas em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no centro-norte do Paraná, a previsão é de menores acumulados.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasCarnavalFeriados

Mais de Brasil

Câmara aprova a Lei Taylor Swift, que criminaliza cambismo digital

CCJ do Senado aprova projeto que prorroga por 10 anos as cotas para negros em concurso

Pacheco adia sessão sobre vetos, governo evita derrotas, e Lira demonstra insatisfação

Rio registra queda de 25% das mortes violentas no primeiro trimestre

Mais na Exame