Brasil

Bolsonaro é alvo de operação da PF e terá que entregar passaporte

Segundo a PF, ao todo são cumpridos 33 mandados de prisão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares

Bolsonaro: O assessor e ex-ministro de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, confirmou a EXAME que o ex-presidente terá que entregar seu passaporte (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

Bolsonaro: O assessor e ex-ministro de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, confirmou a EXAME que o ex-presidente terá que entregar seu passaporte (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 08h26.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2024 às 15h52.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos alvos da operação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira, 8, para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. O assessor e ex-ministro de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, confirmou a EXAME que o ex-presidente entregou o seu passaporte.

Segundo a PF, ao todo são cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares. A operação prendeu nesta manhã dois ex-assessores de Bolsonaro, Marcelo Câmara e Felipe Martins.

Também são alvos da operação, Braga Netto, Augusto Heleno e Valdemar Costa Neto, aliados do ex-presidente. A PF também foi à casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro.

Nesta fase, as apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito.

A operação ocorre nos estados do do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados, em apoio à Polícia Federal.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroPolícia FederalPrisões

Mais de Brasil

Enchentes no RS: sobe para 155 o número de mortos; 94 pessoas seguem desaparecidas

Campanhas de Boulos e Tabata veem Datena “roubando” votos de Nunes; MDB acredita em aliança com PSDB

Ônibus passa a ligar aeroporto de Florianópolis a Porto Alegre

Nova frente fria avança no Sul e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

Mais na Exame