Bahia deve abrir dezenas de leitos de UTI para atender novos casos da covid

Estado recebeu 120 respiradores do Ministério da Saúde; taxa de ocupação de leitos de UTI na Bahia é de 78%, considerada de nível crítico

A Bahia decidiu ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Espanhol, em Salvador, reinaugurado em abril, exclusivamente dedicado ao atendimento de pacientes com a covid-19. Neste mês, vinte leitos de UTI foram abertos. Em janeiro, a expectativa é que outros 60 leitos de UTI passem a funcionar no hospital. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva na Bahia é de 78%, considerada de nível crítico.

O hospital recebeu, nesta segunda-feira, dia 21, 120 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde, essenciais para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico do coronavírus. Cerca de 60 respiradores foram entregues no Hospital Espanhol. “Essa ação é um exemplo de como, juntos, podem enfrentar a segunda onda da covid”, disse o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Segundo Vilas-Boas, o Hospital Espanhol deverá receber um maior contingente de profissionais em janeiro para operar na nova ala do centro de saúde. No início do ano, a unidade de saúde deverá operar com sua capacidade máxima, com 159 leitos de UTI e 94 de enfermaria.

Outros 60 ventiladores pulmonares deverão ser distribuídos para rede estadual de saúde no interior e na capital, para cidades como Seabra, Juazeiro e Vitória da Conquista.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.