Exame Logo

Aviões colidem; Hillary candidata…

Eles voltaram Parte da delegação da Austrália voltou a ocupar seu espaço no alojamento da Vila dos Atletas nesta terça-feira. No final de semana, os australianos haviam deixado o local, alegando ser “inabitável”. As reformas começaram na segunda-feira e estão previstas para acabar amanhã. Nesta terça-feira, a delegação da Suécia também deixou a Vila Olímpica […]

OLIMPÍADAS: parte da delegação da Austrália volta à Vila Olímpica / Stoyan Nenov/Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2016 às 07h02.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h36.

Eles voltaram

Parte da delegação da Austrália voltou a ocupar seu espaço no alojamento da Vila dos Atletas nesta terça-feira. No final de semana, os australianos haviam deixado o local, alegando ser “inabitável”. As reformas começaram na segunda-feira e estão previstas para acabar amanhã. Nesta terça-feira, a delegação da Suécia também deixou a Vila Olímpica devido a problemas com banheiros, limpeza e acabamento dos apartamentos. O comitê organizador montou uma força-tarefa de 600 trabalhadores para reparar os apartamentos. Nesta terça, 791 novas pessoas chegaram ao local, entre elas 200 atletas olímpicos. O chefe da delegação da Argentina, Diego Gusman, disse acreditar que, além da incompetência, há sinais de sabotagem nas obras da Vila Olímpica. “Não sei se o consórcio que contrataram para a construção não inspecionou os apartamentos ou se alguém fez isso de propósito para causar problemas”, afirmou.

Veja também

Aeronaves colidem

Na tarde desta terça-feira, duas aeronaves que participavam de um treinamento para as Olimpíadas do Rio colidiram no ar. A operação acontecia em conjunto com a Fragata Defensora, da Marinha Brasileira. Os dois aviões colidiram quando voltavam à Base Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Um dos pilotos conseguiu pousar com segurança; o outro se ejetou da aeronave e, até o momento, não foi encontrado. É o segundo acidente envolvendo a Marinha apenas este mês. No dia 5 de julho, um caça caiu na Base Aérea de Santa Cruz, mas ninguém se feriu.

Paulo Bernardo indiciado

O ex-ministro do Planejamento do Governo Lula, Paulo Bernardo, foi indiciado criminalmente nesta terça-feira pela Polícia Federal. Ele já havia sido preso na sexta-feira 23, e está na mira da Operação Custo Brasil, que investiga o suposto desvio de 100 milhões de reais de empréstimos consignados na pasta do Planejamento. Paulo Bernardo vai responder pelos crimes de participação em organização criminosa e corrupção passiva e é suspeito de receber 7 milhões de reais.

Sindicatos unidos

As principais centrais sindicais se reuniram na manhã desta terça-feira, em São Paulo, e aprovaram um documento contrário às propostas de revisão da legislação trabalhista. Segundo os sindicalistas, as principais mudanças que não devem ocorrer são o aumento da idade mínima para aposentadoria e o avanço da lei de terceirização. O presidente da CUT, Vagner Freitas, não descartou greves caso o governo avance nessas pautas.

Klabin lucra 1 bi

A exportadora de papel e celulose Klabin teve um lucro de 1,27 bilhão de reais no segundo trimestre do ano. O valor é mais de quatro vezes o lucro obtido no mesmo período de 2015. Já a receita subiu 27% para 1,7 bilhão de reais. O resultado inclui a entrada da companhia no negócio de celulose, após o início da operação da fábrica em Ortigueira, no Paraná, em março. Em relatório, analistas do Banco do Brasil ressaltaram que os resultados vieram um pouco acima do esperado e iniciam uma nova fase na companhia. Apesar disso, as ações caíram 1,32% nesta terça-feira.

_

Tim: bom ou ruim?

Após apresentar uma queda de 84% no lucro no segundo trimestre, na noite de segunda-feira, a companhia telefônica Tim reduziu, nesta terça-feira, o valor dos investimentos para o período entre 2016 e 2018. O valor passou de 14 bilhões para 12,5 bilhões de reais. Apesar do lucro de apenas 47,4 milhões de reais no segundo trimestre, o Bank of America elevou a recomendação das ações da Tim para compra. Segundo analistas do banco, o resultado do segundo trimestre foi ligeiramente acima do esperado pela instituição e apresentou melhora em relação ao primeiro trimestre do ano. As ações da companhia subiram 3,7% nesta terça-feira.

_

Jobim no BTG

O banco BTG Pactual anunciou nesta terça-feira Nelson Azevedo Jobim, o ex-ministro da Defesa e da Justiça e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), como sócio do banco e membro do Conselho de Administração. Ele será responsável por Relações Institucional e Políticas de Compliance no banco. Nelson Jobim foi ministro da Defesa entre 2007 e 2011 e ministro da Justiça de 1995 a 1997. Ele foi ministro do STF entre 1997 e 2006 e presidente da corte entre 2004 e 2006.
_

Goldfajn no comando

Em ata divulgada nesta terça-feira da da última reunião do Copom, realizada na semana passada, diretores do BC reconheceram que o processo de desinflação do país tem ocorrido em velocidade “aquém da almejada”. O documento ressalta que a inflação ainda alta requer “uma maior persistência da política monetária”. Segundo especialistas, a ata dissipa qualquer expectativa de uma queda de juros na próxima reunião do Copom, em agosto.

_

Hillary oficializada

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton foi oficializada como candidata do partido democrata à Casa Branca na noite desta terça-feira. Ela será a primeira mulher candidata por um dos dois grandes partidos americanos. A convenção democrata, realizada na Filadélfia, termina na quinta-feira, quando ela deve discursar. Ontem foi a vez de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, enaltecer sua garra, dizendo que Hillary é a única candidata que não desistirá em nenhuma circunstância.

Wall Steet aposta menos em Hillary

Uma pesquisa da rede de televisão CNBC entre economistas, analistas e gestores de fundos de investimento mostrou que a nata de Wall Street está menos confiante numa vitória de Hillary Clinton. Apenas 52% dos 43 entrevistados acredita no sucesso da ex-secretária de Estado nas urnas – em abril, esse número era de 80%. Ainda assim, apenas 26% apostam numa vitória de Trump, enquanto 21% diz não ter certeza sobre quem vencerá nas eleições de novembro.

Apple: lucro cai 27%

A empresa de tecnologia Apple também anunciou nesta terça-feira seus resultados do trimestre e, apesar dos resultados fracos, os números foram ligeiramente melhores do que o esperado. O lucro caiu 27%, enquanto o faturamento foi 14,6% menor – ainda assim, a receita de 42,36 bilhões de dólares superou as expectativas. As vendas do iPhone também caíram menos do que o previsto e foram “apenas” 15% menores. As vendas na China, mercado visto como a menina dos olhos da Apple, caíram 33,1%, após terem visto crescimento de 112,4% no primeiro trimestre.

Mais dinheiro pela SABMiller

A fabricante de bebidas belga-brasileira AB InBev aumentou sua oferta para compra da concorrente SABMiller. O novo valor oferecido é de 45 libras por ação, uma libra a mais do que a proposta anterior – o que faria o negócio ir de 100 bilhões de dólares para cerca de 103 bilhões. Como a SABMiller é sul-africana e britânica, o negócio seria fechado em libra, e portanto, a mudança buscaria compensar a desvalorização da moeda após a saída do Reino Unido da União Europeia. Ainda assim, fundos de investimento com participação na SABMiller continuam considerando o valor insuficiente.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame