Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais
Aeronave partia rumo à Manaus, mas sofreu desvio de rota; últimos sinais foram identificados pela FAB no município de Mariconé
Agência de notícias
Publicado em 25 de dezembro de 2024 às 11h56.
Um avião de pequeno porte desapareceu na última sexta-feira, 20, ao sobrevoar a área rural do município de Manicoré, no Amazonas. Nas redes sociais, circulam vídeos em que a mãe do piloto da aeronave, Rodrigo Boer Machado, faz um apelo para encontrarem o filho. Buscas por rastros são realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde do último sábado e contam apoio de equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O desaparecimento foi comunicado nas redes sociais pela mãe de Rodrigo, identificada como Nagila. Moradora de São José do Rio Preto, ela gravou um vídeo em que dizia que o último contato que teve com o filho foi no momento em que ele decolou rumo à Manaus (AM).
No vídeo, também divulgado pelo Portal Norte, Nagila conta que Rodrigo tinha o sonho de conhecer a Amazônia e que, na passada, ela o teria ajudado a comprar uma passagem para realizar um trabalho de sobrevoo da região. Ele teria passado por Porto Velho e pelos municípios de Arquimedes (RO) e Ji-Paraná (RO). A mãe do piloto conta, no entanto, que ele relatou ter feito revisões e consertos no avião, que teria apresentado problemas ao longo desses trajetos.
Veja o que se sabe sobre o caso
Antes de decolar rumo a Manaus na manhã da última sexta-feira, ele passou o seu GPS para Nagila o acompanhar e alertou que poderia ficar sem sinal por até dois dias. No dia seguinte, sem receber notícias de Rodrigo, a família acionou a FAB, que teria informado que a aeronave deveria cumprir o trajeto direto entre Ji-Paraná e Manaus, mas fez um desvio para o município de Manicoré. Depois disso, não teriam sido encontrados novos sinais emitidos pelo avião.
"Imaginem o meu Natal, o meu coração. Me ajudem a procurar o meu menino. Ele é lindo, grandão, de barbinha. Ele é um moço lindo, vocês vão ver na hora que encontrarem ele", disse Nagila, aos prantos.
Em nota, a FAB informa que as buscas à aeronave estão concentradas na região desde o último sábado e que, entre os dias 21 e 23 de dezembro, os agentes atuaram em uma área de aproximadamente 840 km². A corporação também afirma que nesta terça-feira foi feita uma nova averiguação do local, mas até o momento rastros do avião, registrado com a matrícula PT-JCZ, não foram encontrados. A família também tenta ir até o local.