Brasil

10 dados simples que muita gente (no Brasil) não entende

Segundo pesquisa do Instituto Abramundo, tabelas nutricionais são um enigma para 48% dos brasileiros; entenda

Garoto com cara de dúvida (Montagem/VOCÊ S/A)

Garoto com cara de dúvida (Montagem/VOCÊ S/A)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 14h26.

Última atualização em 15 de outubro de 2016 às 23h34.

São Paulo – Valor energético, quantidade de carboidratos ou gorduras saturadas por porção: tudo isso é “grego” para metade dos brasileiros que sabem ler.

Segundo pesquisa do Instituto Abramundo, 48% dos brasileiros afirmam ter dificuldade para compreender uma simples tabela nutricional impressa nas embalagens de alimentos. Um fato alarmante para a educação no Brasil

Na prática, 64% dos alfabetizados sofrem para compreender informações científicas simples. Segundo o levantamento, de cada 100 brasileiros, apenas 5 têm condições para decifrar e solucionar problemas científicos mais complexos. Veja a reportagem "Entender ciências é exceção no Brasil". 

O Instituto analisou desempenho de cerca de 2 mil pessoas com idade entre 15 e 40 anos, que tinham até a quarta série, diante de situações cotidianas que envolviam o domínio de conceitos de Ciências. A performance foi medida de acordo com o Índice de Letramento Científico, desenvolvido pela Abramundo em parceria com o Ibope Inteligência.

Além de colocar os entrevistados para resolver problemas, a pesquisa também os questionou sobre o grau de dificuldade que eles tinham para compreender bulas de remédios, tabelas nutricionais ou calcular quanto de combustível era necessário para percorrer um percurso. O resultado foi desalentador. Veja nas fotos. 

Acompanhe tudo sobre:Educação no Brasil

Mais de Brasil

Prefeito de Belo Horizonte anuncia tratamento contra câncer e seguirá em campanha à reeleição

Na cidade de SP, Lula tem 33,6% de avaliação positiva e 38,9% de negativa, diz pesquisa

Eleições 2024: Com Nunes e Boulos à frente, eleições em SP tem dois "pelotões" na disputa pelo voto

Boulos tem 26%; Nunes, 25%; e Marçal, 10%, aponta agregador EXAME/IDEIA

Mais na Exame