Brasil

38% dos formados têm nível insuficiente de leitura e escrita

Apenas 35% dos brasileiros que têm ensino médio completo podem ser considerados plenamente alfabetizados

Homem lendo: A renda familiar dos estudantes é uma das questões que mais influencia no nível de alfabetização dos brasileiros (Getty Images)

Homem lendo: A renda familiar dos estudantes é uma das questões que mais influencia no nível de alfabetização dos brasileiros (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2012 às 15h19.

São Paulo - O Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, revelou nesta semana os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) referente a 2011-2012, que apontou que, atualmente, 38% dos brasileiros que possuem formação superior apresentam nível insuficiente de leitura e escrita.

O estudo analisou, de forma amostral, duas mil pessoas, entre 15 e 64 anos, de todas as regiões do país, e concluiu ainda que, apenas, 35% dos brasileiros que têm ensino médio completo podem ser considerados plenamente alfabetizados.

A renda familiar dos estudantes é uma das questões que mais influencia no nível de alfabetização dos brasileiros. Enquanto na população com renda superior a cinco salários mínimos 52% dos entrevistados podem ser classificados como plenamente alfabetizados, no grupo das famílias que recebem até um salário por mês apenas 8% atingem nível pleno de alfabetização.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino públicoEscolasIbope

Mais de Brasil

Secretário de Turismo diz que 53% das atrações públicas do RS foram danificadas

Prefeito de Canoas diz que reconstrução de prédios públicos demanda mais de R$ 200 milhões

OPINIÃO: Nunca esqueceremos

Enchentes no RS: sobe para 155 o número de mortos; 94 pessoas seguem desaparecidas

Mais na Exame