Ministro da Agricultura busca expandir modelo de regionalização para gripe aviária na UE
Regionalização prevê que, em caso de confirmação de focos de influenza aviária, cada Estado passa a trabalhar de forma independente
Agência de notícias
Publicado em 19 de julho de 2023 às 07h07.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, espera estender à União Europeia o modelo de regionalização para eventuais ocorrências de gripe aviária em produção comercial no Brasil formalizado ontem entre Brasil e Reino Unido. "É um grande avanço e um balizamento por ser o Reino Unido. Tenho certeza que a partir disso vamos ampliar (este protocolo) para toda a comunidade europeia e outros parceiros comerciais brasileiros", disse o ministro em vídeo nas redes sociais.
"Nesse sentido, também estamos trabalhando na modernização do protocolo com o Japão, grande parceiro comercial, onde estaremos nos próximos dias para modernizar e garantir tranquilidade nas relações comerciais da carne de frango."
- Calendário de balanços do 2º trimestre de 2023: confira as datas
- PIB da China cresce 6,3% no segundo trimestre de 2023 na comparação anual
- Romário é internado às pressas no Rio para tratar infecção
- Haddad projeta reforma tributária com foco em renda e patrimônio até 2025
- Prévia do PIB: Haddad destaca preocupação com juro real e impacto na economia
- Espanha multa Amazon e Apple em € 194 milhões por restringirem concorrência
Regionalização
A regionalização prevê que, em caso de confirmação de focos de influenza aviária em granjas comerciais, cada Estado passa a trabalhar de forma independente, o que significa que eventuais focos da doença em plantéis comerciais representariam apenas a suspensão da unidade federativa e não o fechamento do mercado de todo produto avícola brasileiro.