Brasil

'Vamos precisar de um plano Marshall de reconstrução', diz Eduardo Leite

Segundo o último boletim da Defesa Civil, 55 mortes já foram registradas no estado

Eduardo Leite (Maurício Tonetto/Secom/Divulgação)

Eduardo Leite (Maurício Tonetto/Secom/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de maio de 2024 às 20h24.

Tudo sobreRio Grande do Sul
Saiba mais

Ao lado do ministro chefe dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Goés (Desenvolvimento), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou neste sábado que o estado ainda terá dias difíceis pela frente e que precisará de um "Plano Marshall de reconstrução". A fala do governador faz referência ao programa de reconstrução adotado pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

— O Rio Grande do Sul vai precisar de um Plano Marshall de reconstrução.

O governador também afirmou estar esperançoso com o retorno do presidente Lula ao estado neste domingo, junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Já em nome do governo federal, Paulo Pimenta e Waldez Goés afirmaram que todo investimento possível e recursos já foram destinado às áreas afetadas.

São 55 o número de mortos pelas fortes chuvas que acometem o Rio Grande do Sul desde quinta-feira. Os dados são do último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 18h deste sábado. Anteriormente, às 12h, o órgão havia afirmado 57 vítimas fatais.

Para o restante do final de semana, a previsão é de que as chuvas continuem, podendo até se agravar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até domingo, a previsão é de chuva volumosa de até 100 mm por dia para o norte do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), outro ponto de preocupação é o nível de água do Rio Guaíba, que já atinge 5,10m. A ordem é de que o Centro Histórico de Porto Alegre seja evacuado, já que os diques de proteção já começam a apresentar rupturas.

“Absolutamente sem precedentes o que nós vivenciamos. Estou fazendo esse relato aqui para vocês porque as pessoas precisam entender a gravidade do que nós estamos passando aqui no Rio Grande do Sul”, disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), em live nas redes sociais neste sábado.

Boletim das chuvas do RS

  • Municípios afetados: 317
  • Pessoas em abrigos: 13.324
  • Desalojados: 69.242
  • Afetados: 510.585
  • Feridos: 107
  • Desaparecidos: 74
  • Óbitos: 55 (destes, 7 estão em investigação)
Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulPorto AlegreChuvasEduardo Leite

Mais de Brasil

Lula anunciará Paulo Pimenta como ministro para reconstrução do Rio Grande do Sul

TSE nega recurso que pedia cassação de Zema, mas aplica multa

Enchentes no RS: deputados aprovam 'calamidade' até 2026 e derrubam regras de gastos

Enchentes no RS: aeroporto Salgado Filho não deve reabrir até setembro

Mais na Exame