Tecnologia

Vídeo mostra como pode ficar o iPhone com o iOS 7

A Apple está reformando o sistema operacional iOS, usado no iPhone e no iPad. A edição iOS 7 deve trazer novo visual. Um vídeo mostra como ele poderá ser

A Simply Zesty imaginou ícones com cantos retos no iPhone, algo que dificilmente vai virar realidade (Reprodução de EXAME.com)

A Simply Zesty imaginou ícones com cantos retos no iPhone, algo que dificilmente vai virar realidade (Reprodução de EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 12 de maio de 2013 às 17h37.

São Paulo – Há tempos comenta-se que o sistema operacional iOS, usado no iPhone e no iPad, está passando por uma reforma geral. Sob o comando do ás do design Jony Ive, uma equipe da Apple trabalha para refazer os gráficos do sistema. Um vídeo criado pela agência de publicidade digital Simply Zesty mostra como ele poderá ficar.

O iOS 7 deverá ser apresentado pela Apple em junho, durante seu congresso anual para desenvolvedores de aplicativos, o WWDC. Como a empresa não fala sobre produtos futuros, tudo que se sabe até agora vem de rumores que têm circulado na internet.

Comenta-se que Jony Ive e sua equipe devem reduzir a imitação de objetos reais no iPhone e no iPad, um estilo de design conhecido como esquiomorfismo. A Bússola do iPhone é um bom exemplo disso, assim como o app Contatos do iPad, que imita uma agenda de papel.

Segundo relatos, Ive, que comanda o desenvolvimento do iOS desde outubro do ano passado, não gosta de esquiomorfismo e prefere traços simples, sem muitos gradientes ou texturas. Ele estaria levando, para o iOS, o estilo clean que caracteriza o hardware da Apple.

Philip Joyce, o diretor de arte da Simply Zesty, elaborou uma série de ilustrações mostrando como ficariam o iOS e alguns de seus aplicativos com essa reforma visual. As imagens mostram aplicativos como o calendário, o player de música e a câmera com gráficos mais simples, sem texturas.


Joyce também desenhou algo que muitos usuários desejam: widgets no estilo do Android na tela inicial do iPhone. Esses programinhas poderiam informar rapidamente coisas como a previsão do tempo, os compromissos do dia e as últimas mensagens recebidas. Mas, até agora, não surgiu nenhum indício de que a Apple vá mesmo incorporar Widgets ao iOS.

Joyce ainda alterou os ícones para que passassem a ter cantos retos em vez dos tradicionais cantos arredondados usados pela Apple. Ficaram parecidos com os ícones do Windows 8 e do Windows Phone. 

Essa é uma mudança que dificilmente deve virar realidade, já que os cantos arredondados são uma espécie de marca registrada da Apple. Veja o vídeo criado pela Simply Zesty:

https://youtube.com/watch?v=ESivYZXYqYE%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiOSiPadiPhoneiPodRumores techSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Muito tempo no celular? Veja dicas para diminuir seu tempo de tela

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Mais na Exame