Tecnologia

Vibe K5 é bom smartphone para quem tem orçamento apertado

Smartphone Lenovo Vibe K5 (Lucas Agrela/EXAME.com)

Smartphone Lenovo Vibe K5 (Lucas Agrela/EXAME.com)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 6 de junho de 2016 às 12h49.

Última atualização em 21 de outubro de 2016 às 18h30.

logo-infolab

São Paulo -- O Vibe K5 é um smartphone intermediário com visual refinado e muitas características que chamam a atenção por se tratar de um produto de 999 reais: tela Full HD, processador octa-core e memória RAM de 2 GB. Mas não há milagre para as fabricantes de hardware. O Vibe K5 pode ser muito bom em alguns pontos, mas deixa o consumidor mais exigente na mão em alguns momentos. Ainda assim, ele é um gadget interessante para quem não quer gastar muito. Confira a seguir a análise do INFOlab.

Vídeo

yt thumbnail

Design

O visual do Vibe K5 mira no chamado "premium". De cara, ele convence os mais desatentos, mas os detalhistas logo percebem que construção poderia ser mais refinada. A tampa traseira, por exemplo, é pouco espessa, assim como a acontece com a cobertura de alumínio desse mesmo componente.

A vantagem de ter o metal na parte de trás do produto é que não vemos marcas de dedos tão facilmente quanto em smartphones com traseira revestida de vidro Gorilla Glass.

Ao removermos a tampa, encontramos entradas para dois chips de operadoras, bem como para um cartão microSD para expandir o armazenamento interno, que é de 16 GB.  Ali, também vemos que a bateria de 2.750 mAh é removível, o que facilita sua eventual substituição futura.

Ter o metal na parte de trás do produto evita marcas de manuseio

A ergonomia do K5 é favorecida pela sua tela de 5 polegadas, assim como pela espessura de 8 mm.

A tela é de 5 polegadas e tem resolução Full HD, o que chama a atenção entre os produtos que custam menos de 1 mil reais. Há até mesmo um modo realidade virtual que pode ser ativado para que praticamente todos os vídeos do YouTube possam ser vistos nessa modalidade, com a ajuda de um CardBoard ou Beenoculus, por exemplo. Claro que os melhores serão aqueles gravados em 360 graus. Dá para encontrar muitos nesse formato realizando uma pesquisa usando termos como 360º ou realidade virtual.

Câmera

O Vibe K5 tem uma câmera de 13 MP com flash LED. A qualidade das fotografias registradas com ele não é das mais altas. Ele se sai melhor em ambientes internos, com luminosidade artificial. As imagens têm uma taxa de contraste boa e o nível de detalhamento dos objetos e pessoas é razoável.

Em locais externos, o contraste se mantém em bom nível, mas a câmera mostra que não lida muito bem com o excesso de luz natural. As plantas foram invadidas pela luz do sol, deixando-as deformadas e esbranquiçadas.

Confira algumas imagens feitas com o Vibe K5 a seguir.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Agora, a câmera frontal tem 5 MP e registra imagens com qualidade mediana. O nível de detalhamento não é alto e é fácil notar isso quando damos zoom em uma imagem feita com o K5. No entanto, essa câmera pode registrar cenas razoáveis para serem compartilhadas em apps como Snapchat ou Instagram, que oferecem efeitos para disfarçar imperfeições.

Um recurso bacana é que dá para tirar uma selfie sem precisar tocar no smartphone fazendo o símbolo de V da vistória (ou seria V de Vibe?) com os dedos indicador e médio.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

 

Configuração

Por dentro, o Vibe K5 tem 2 GB de RAM, processador Snapdragon 616 octa-core e 16 GB de armazenamento interno.

Com esse conjunto, ele comparável ao Moto G de terceira geração ou a um Zenfone 2 Selfie, da Asus. O K5 tem potência para a realização de tarefas cotidianas no smartphone, mas ele não é dedicado a games, mas, sim, ao áudio.

O K5 possui tecnologia sonora stereo Dolby. Isso permite a criação de diferentes perfis sonoros no smartphone. Isso é interessante para quem trabalha com música ou tem um ouvido mais apurado para distinção de suaves nuances musicais. O uso de fones de ouvido de alta qualidade é recomendável para que se tenha a melhor experiência possível.

O K5 possui tecnologia sonora stereo Dolby

Um problema constatado nos testes do INFOlab vou a baixa velocidade de gravação de dados na memória flash, algo que prejudica a experiência de uso em alguns momentos. Um exemplo é a a lentidão vista na instalação de aplicativos. A velocidade de leitura (usada na abertura e execução de apps) foi de quase 120 megabytes por segundo, enquanto a de gravação foi de 11.83 MB/s. Essa característica não é comum em smartphones de baixo custo e parece que o componente em questão foi escolhido para trazer o custo final do produto para baixo.

Já nos benchmarks, o Vibe K5 se saiu razoavelmente bem, em grande parte, por conta de sua memória RAM de 2 GB. Confira os resultados, em pontos, dos aplicativos que avaliam a performance geral do smartphone em situações extremas. Comparamos o Vibe K5 com o LG K10, vendido na mesma faixa de preço.

Bateria Este ponto é onde o Vibe K5 perde da maioria dos concorrentes na faixa de preço abaixo dos 1 mil reais. No teste de uso intenso do INFOlab, o produto suportou 5 horas e 50 minutos, enquanto a média de duração de bateria de concorrentes semelhantes foi de 8 horas.<h3>O K5 perde para a maioria dos concorrentes intermediário no quesito duração de bateria A dica é ter sempre uma tomada por perto ou um carregador portátil na bolsa.

Sistema

O Vibe K5 é um smartphone que vem com sistema Android Marshmallow e duas opções de interface. A primeira é um bastante personalizada pela Lenovo, enquanto a segunda é o familiar Google Now Launcher.Ao selecionar a segunda opção, o usuário obtém a melhor experiência de uso, uma vez que o visual sem modificações e com o padrão Material Design, do Google, ao mesmo tempo deixam o smartphone rodar sem problemas de gargalos de processamento e mais bonito do que com a interface da Lenovo.

O smartphone vem com o Google Now Launcher

Há somente três aplicativos instalados de fábrica: o Share It, que permite transferências via rede Wi-Fi, o Synch, que faz backup dos seus contatos, e o Theme Center, uma lojinha para baixar novos visuais para a interface do Vibe.

Vale a pena?

O Vibe K5 foi feito para quem está com o orçamento apertado e não abre mão de um smartphone potente que pode reproduzir músicas com qualidade. Apesar de ter alguns problemas, a maioria deles pode ser contornada pelo consumidor -- adotando baterias portáteis e cartões microSD, por exemplo. Sendo assim, o Vibe K5 pode se tornar uma ótima escolha de companheiro de bolso. Ficha técnicaAvaliação técnica

AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Vibe K533633
LG K1031954
Vellamo (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Vibe K51993
LG K102530
Geekbench (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Vibe K52848
LG K102521
Basemark OS 2 (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Vibe K5836
LG K10640
Sistema operacionalAndroid Marshmallow
ChipsetSnapdragon 616
CPUCortex-A53 quad-core 1.5 GHz e Cortex-A53 quad-core 1.2 GHz
GPUAdreno 405
RAM2 GB
Armazenamento16 GB + microSD (32 GB)
Conexões4G, Bluetooth 4.1, Wi-Fi 802.11 b/g/n, hotspot, FM radio,
Tela5'' Full HD (1080 x 1920 pixels)
Peso142 g
Bateria2.750 mAh
Câmeras13 MP e 5 MP
PrósBom custo-benefício, design diferenciado e boa configuração.
ContrasMemória lenta na gravação de dados, câmera principal poderia ser melhor.
ConclusãoSmartphone indicado para quem não quer gastar muito, sem abrir mão de um gadget potente.
Configuração7.5
Usabilidade8.0
Foto7.0
Bateria6.0
Design8.0
Média7.3
PreçoR$ 999
Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesLenovoReviewsSmartphones

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame