Exame Logo

VeriSign espera faturar US$ 10 mi com compensação de ligações telefônicas brasileiras

São Paulo, 11 de novembro (Portal EXAME) A VeriSign entra oficialmente nesta terça-feira (11/11) no negócio de telecomunicações no Brasil. A empresa americana comprou, no final de outubro, a unidade de clearing da Embratel por 16 milhões de dólares. O clearing consiste na compensação das ligações telefônicas entre operadoras. Como se fosse uma compensação bancária, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.

São Paulo, 11 de novembro (Portal EXAME) A VeriSign entra oficialmente nesta terça-feira (11/11) no negócio de telecomunicações no Brasil. A empresa americana comprou, no final de outubro, a unidade de clearing da Embratel por 16 milhões de dólares.

O clearing consiste na compensação das ligações telefônicas entre operadoras. Como se fosse uma compensação bancária, as ligações geradas e recebidas precisam ser contabilizadas. Tradicionalmente, a Embratel, que herdou o sistema de contagem da antiga Telebrás, fazia este serviço para a maioria das operadoras brasileiras, fixas e celulares. Como se trata de concorrentes da Embratel, a empresa encontrava resistência para prestar o serviço e decidiu vender a unidade.

Veja também

A VeriSign, que no Brasil é mais conhecida pela CertiSign, o braço de certificação digital da empresa americana, assume todos os clientes da Embratel que passa a ser sua maior cliente. A empresa herdou a clientela da Embratel, que fazia o clearing de todas as operadoras de telefonia celular e da Telefônica e da Brasil Telecom. Faremos o clearing de 100% das operadoras celulares brasileiras, diz Maria Watts, vice-presidente de serviços de telecomunicações da VeriSign. A expectativa da executiva é faturar, no primeiro ano de atuação no país, 10 milhões de dólares.

Maria diz que o Brasil é o primeiro passo para a expansão da área de telecomunicações da empresa na América Latina. Segundo ela, escolheram o país por ter um mercado muito parecido com o americano, onde já atuam fazendo bilhetagem de ligações. O mercado brasileiro é parecido com o americano por seu perfil diversificado. A comunicação terá de ser feita entre redes TDMA e CDMA.

Além da bilhetagem, a VeriSign também planeja fornecer para as operadoras celulares plataformas para transmissão de dados e mensagens curtas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame