Tecnologia

Venda mundial de computador de mão cresce 12% no 2º trimestre

No período, foram vendidos 2,75 milhões de aparelhos. É a primeira vez que o segmento registra aumento de vendas em dez trimestres consecutivos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.

As vendas mundiais de computadores de mão e smartphones (aparelhos que oferecem tanto as funções de telefone celular e de computador) cresceram 12% entre abril e junho, sobre igual período do ano passado, chegando a 2,75 milhões de aparelhos. É a primeira vez em dez trimestres que esse segmento apresenta aumento de vendas no mundo, segundo relatório da consultoria americana Gartner, especializada no ramo de tecnologia (clique aqui e leia reportagem da revista EXAME sobre os resultados que as empresas brasileiras obtiveram ao usar os smartphones).

O estudo indica que o aumento de vendas do modelo BlackBerry, da americana Research in Motion (RIM) foi o que mais contribuiu para o resultado. No período analisado, as vendas do produto subiram 289%, saltando de 131,1 mil unidades no segundo trimestre de 2003, para 510 mil neste ano. A RIM conquistou 18,6% do mercado mundial do setor, contra 5,3% em igual intervalo do ano passado.

A Hewlett-Packard cresceu 38,9% na mesma comparação, somando 529 773 aparelhos. A empresa é vice-líder de mercado, com 19,3% dos negócios mundiais do setor. A Dell foi a outra fabricante, entre as cinco maiores do mundo, que registrou incremento de vendas: 6,5%, atingindo o total de 147,5 mil aparelhos. A empresa detém 19,3% do mercado mundial de computadores de mão e smartphones.

A PalmOne é a líder em participação de mercado, com 33,2% das vendas mundiais do setor. Mas o volume físico comercializado recuou na pesquisa. Entre abril e junho, a companhia comercializou 913 202 aparelhos, 3,2% menos do que em igual período do ano passado. A Sony apresentou a queda mais acentuada de vendas (-35,9%), baixando de 272 638 unidades para 174 804.

Segundo Todd Kort, analista do Gartner, "os smartphones continuarão exercendo influência sobre este mercado, mas o preço elevado e a imaturidade deste tipo de produto impedirão que o mercado de computadores de mão tenha um crescimento muito rápido".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman