Tecnologia

Universal lançará serviço de download gratuito de músicas

Planos são de gerar receitas por meio de publicidade, a fim de se diferenciar de seu rival iTunes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h33.

A Universal Music, maior gravadora do mundo, planeja lançar um serviço de download gratuito de músicas. A receita virá da publicidade veiculada em seu site, o que assinala uma estratégia oposta à da loja virtual de música iTunes, criada pela Apple e que se sustenta pela venda das canções.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o movimento reflete o desejo da indústria fonográfica de capturar parte dos lucros gerados pela explosão dos serviços de download - a maioria ainda operando de modo ilegal, por meio de pirataria.

A Universal pretende iniciar seu serviço, batizado de SpiralFrog, em dezembro. O modelo dominante no mercado de música digital, atualmente, é o dos sites pagos, cuja receita provém ou de uma taxa de inscrição, que permite ao internauta baixar as canções que deseja, ou de um valor pago para cada música - caso do iTunes, que cobra 0,99 centavos de dólar por faixa.

O iTunes é o maior serviço do mercado legal de músicas digitais, detendo 80% de participação. Os especialistas, no entanto, acreditam que a Universal tem condições de desafiá-lo e a concorrência se acirrará a partir das festas natalinas.

Outras grandes companhias também procuram ocupar espaços nesse mercado. A Microsoft deve lançar, em breve, o Zune, que venderá tocadores de MP3 e músicas online. A MTV também planeja entrar na disputa com o Urge, um serviço de músicas e vídeos para download sustentado por assinatura.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal