Exame Logo

S.O.S. webmail

Não é mais preciso aceitar serviços de segunda categoria. Sobram boasopções hoje em dia

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

Anualmente passa de 7 trilhões o número de mensagens que circulam nas caixas postais de todo o mundo. Já pensou se, no meio de todo esse tráfego, você se vê sem uma boa conta de webmail? Ninguém, hoje em dia, pode se dar ao luxo de dispensar uma conta dessas (ou várias delas), por melhor que sejam seus outros serviços de e-mail. Mas quais opções funcionam realmente bem?

O INFOLAB testou seis dos principais serviços de webmail: BOL, Hotmail, WebMail ieG, iG, Netscape e Yahoo! Mail. Focamos nos nomes bem estabelecidos para evitar o risco de pegar serviços que são criativos, mas podem desaparecer de uma hora para outra por falta de suporte financeiro. O ZipMail, que já foi o mais popular do país, ficou fora porque suas operações foram fundidas com o BOL, presente no teste.

Veja também

Como praticamente todo mundo sabe, enviar e receber mensagens com eficiência já não é mais, há muito tempo, o único critério para fazer a avaliação de um webmail. É necessário também que ele tenha uma boa política de privacidade, um controle antivírus e uma caixa postal que permita o armazenamento de uma boa quantidade de arquivos - para não falar na utilidade das contas POP.

Nos testes do INFOLAB, quem se saiu melhor foi o Yahoo! Mail, que se destacou por ter um rigoroso controle de mensagens indesejadas. É a escolha de INFO. Além do filtro, que permite ao usuário bloquear ou enviar para a lixeira e-mails de um determinado remetente, o serviço possui uma pasta chamada "e-mails de massa". Para ela são enviadas as correspondências consideradas suspeitas.

Não são todos os serviços de webmail que possuem esse mesmo controle. O iG Mail e o Netscape, por exemplo, não oferecem essa opção. Já o Hotmail tem esse tipo de ferramenta, mas mesmo assim não consegue livrar seus usuários dos spams. Durante todo o período de teste, ele foi o único a receber spam com mensagens sobre venda de produtos e divulgação de sites pornográficos. No entanto, considerando os pacotes de serviços extras, assinatura eletrônica e redirecionamento, o Hotmail se destaca e se torna uma boa opção para quem não se incomoda com as mensagens indesejadas, mas quer ter mais recursos.

A possibilidade de administrar o webmail a partir de uma conta POP, ou seja, utilizando um programa como Outlook Express, Eudora ou Netscape, é muito útil. Mas não são todos os serviços que têm essa opção. Dos seis testados, Hotmail, BOL e Yahoo! Mail oferecem conta POP. No ieG, também há esse serviço, mas ele não faz parte do WebMail ieG. O usuário que quiser utilizar uma conta POP deve se cadastrar no próprio serviço de e-mail POP gratuito ieG.

Já para os que viajam muito e não têm como acessar seu correio eletrônico a partir de uma conta POP, existe no BOL, no Hotmail e no Yahoo! Mail a possibilidade de cadastrar até quatro contas POP para acessá-las pelo webmail.

O tamanho da caixa postal é outro item que deve ser levado em consideração. O campeão de espaço é o iG, que oferece 10 MB. Na outra ponta do ranking fica o BOL, que dá apenas 1 mísero MB para a caixa postal de cada assinante.

Com a proliferação dos vírus pelo mundo web também é bom considerar a existência de antivírus nos serviços de webmail. Alguns, como Yahoo! Mail, BOL e Hotmail, têm parcerias com empresas de antivírus e dão ao usuário a possibilidade de fazer uma análise de um arquivo recebido antes que ele seja aberto ou executado. Em tempos como os de hoje, esse é um recurso mais do que necessário.

Mensagens a salvo até quando?
Nos webmails o usuário tem a conta desativada quando fica um determinado período sem utilizar o serviço. Esse prazo varia de um para o outro. Confira:
BOL - A desativação da conta é feita após 60 dias de desuso.
Hotmail - É necessário entrar pelo menos uma vez a cada 30 dias para manter a conta ativa.
WebMail ieG - A conta é rescindida caso o usuário fique mais de 60 dias sem acessar.
iG Mail - Suspende o login por desuso no prazo de 120 dias.
Netscape - Desativa a conta no prazo de 90 dias.
Yahoo! Mail - O site dá um prazo de 90 dias para encerrar uma conta.

Veja teste do INFOLab

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame