Relembre trajetória do "jogo da cobrinha" em celulares Nokia

O que é certo é que a lembrança que vem à cabeça quase instantaneamente ao ligar Nokia e games é Snake - o popular jogo da cobrinha
Snake: em tela estática, você controla uma cobrinha que deve comer alimentos ou outros itens (dependendo da versão) e que cresce a cada novo objeto assimilado (Reprodução)
Snake: em tela estática, você controla uma cobrinha que deve comer alimentos ou outros itens (dependendo da versão) e que cresce a cada novo objeto assimilado (Reprodução)
C
Christian CostaPublicado em 03/09/2013 às 15:48.

São Paulo - O futuro dos celulares Nokia pertence à Microsoft. Para os games, a notícia mais bombástica ligada à recém-anunciada compra é que o CEO da empresa finlandesa, Stephen Elop, chefiará a divisão do Xbox assim que a aquisição estiver completa.

O que isso significará para o setor ainda é uma incógnita. O que é certo é que a lembrança que vem à cabeça quase instantaneamente ao ligar Nokia e games é Snake - o popular jogo da cobrinha.

Para refrescar a memória, eis a simples mecânica do jogo: em uma tela estática, você controla uma cobrinha que deve comer alimentos ou outros itens (dependendo da versão) e que cresce a cada novo objeto assimilado - tornando o desafio de desviar do próprio corpo cada vez mais difícil.

Embora os primeiros games com jogabilidade e interface típicas de Snake tenham sido lançados ainda nos anos 1970 para fliperamas, o jogo parece ter achado sua plataforma quintessencial nos celulares da Nokia décadas depois, servindo como um baita passatempo viciante para aguentar filas e outras esperas.

Vale ressaltar que essa era começou no fim dos anos 1990 - uma época em que os jogos para mobile ainda não eram a realidade consumada atualmente.

A importância da versão da Nokia para a popularização desse game (que hoje pode ser jogado até no YouTube) foi reconhecida recentemente até pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).


No ano passado, o museu anunciou a futura inclusão do port da Nokia para Snake entre os jogos eletrônicos que podem ser considerados como arte, ao lado de Pac-Man, Tetris, SimCity e outros clássicos.

Histórico - A primeira versão do game para dispositivos móveis da Nokia foi lançada em 1997, ainda em preto e branco, e pôde ser jogada no Nokia 6110 - celular que chegou ao mercado no mesmo ano. Desde então, diversos modelos como 3310, 1600 e 1112 suportaram a versão monocromática da cobrinha.

As versões em cores vieram posteriormente, inclusive em uma adaptação 3D para o malfadado portátil da Nokia, o N-Gage, lançado em 2003. O gadget foi fracasso de vendas, mas isso não impediu que o jogo da cobrinha continuasse sendo importante para a empresa e um dos grandes sucessos dos games em dispositivos móveis.

Quem teve um celular Nokia mais recentemente, provavelmente testou o clássico em alguma de suas versões coloridas, como Snake EX2 ou Snake III.

Recorde - Há poucos meses, um vídeo fez todos os entusiastas de Snake morrerem de inveja: um russo conseguiu zerar o jogo! Confira a façanha a seguir:

//www.youtube.com/embed/kZr8sR9Gwag