Tecnologia

Programador de site de passagens mais baratas é processado

Programador de 22 anos está sendo processado pela companhia United Airlines por ter criado um site que ajuda pessoas a encontrar passagens aéreas mais baratas


	Avião da United Airlines: algumas passagens saem por até 67% menos
 (Saul Loeb/AFP)

Avião da United Airlines: algumas passagens saem por até 67% menos (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 12h52.

São Paulo - Um programador de 22 anos está sendo processado pela companhia United Airlines por ter criado um site que ajuda pessoas a encontrar passagens aéreas mais baratas por meio de um método conhecido como "cidade escondida".

Aktarer Zaman fundou o Skiplagged.com no ano passado, e utiliza um algoritmo para encontrar voos em que o destino final do passageiro esteja em uma escala para outra cidade – aí o viajante deixa o aeroporto sem voar o último trecho. Dessa forma, o passageiro consegue encontrar tickets por preços mais baixos do que se houvesse pesquisado o seu destino verdadeiro. Algumas passagens saem por até 67% menos.

Há, porém, algumas limitações: é possível comprar apenas a passagem de ida, e o viajante não pode despachar bagagens, que seriam levadas à cidade final.

Esse método não é novo, e é possível executá-lo de forma "manual". O que Zaman fez foi automatizar o processo e criar uma interface amigável para o consumidor.

No processo, o jovem programador e seu site são acusados pela United Airlines de "competição injusta" e promoção de técnicas proibidas. Como compensação, a empresa exige 75 mil dólares em prejuízos.

Em entrevista a CNN, Zaman diz que sabia que um processo seria inevitável, mas que não há ilegalidade alguma em seu projeto. Ele argumenta que não lucrou, e que a página servia apenas para ajudar pessoas a conseguir bons preços, explorando uma "ineficiência" das empresas conhecida há décadas por pessoas do meio.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasInternetProcessos judiciaisProgramadoresSetor de transporteSitesUnited Airlines

Mais de Tecnologia

Aeroportos registram queda no extravio de bagagens após implementação de novas tecnologias

Volta do presencial prejudica profissionais de tecnologia do Norte e Nordeste

IBM Consulting troca gerente geral para renovar foco em projetos de inteligência artificial

Tecnologia vira aliada no cuidado de idosos na China

Mais na Exame