Notas fiscais de SP terão selo eletrônico
SÃO PAULO - A partir de setembro, as notas fiscais de venda modelos 1 e 1-A, emitidas por empresas industriais e comerciais atacadistas no estado de São Paulo terão um selo eletrônico de controle. A medida da Secretaria estadual da Fazenda servirá, segundo o órgão, para coibir as notas fiscais frias e os chamados talonários […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.
SÃO PAULO - A partir de setembro, as notas fiscais de venda modelos 1 e 1-A, emitidas por empresas industriais e comerciais atacadistas no estado de São Paulo terão um selo eletrônico de controle.
A medida da Secretaria estadual da Fazenda servirá, segundo o órgão, para coibir as notas fiscais frias e os chamados talonários paralelos, geralmente impressos em gráficas fundo de quintal, usadas com fins de sonegação fiscal. Com essas notas, diz a Secretaria, mercadorias circulam sem pagar o ICMS. As notas frias são usadas também por contribuintes, que as compram com a intenção de pagar menos imposto. O Estado afirmou que não pode estimar o quanto deixa de arrecadar por causa da fraude.
O selo eletrônico, que será colocado pelas gráficas autorizadas na primeira via de cada nota fiscal, é um selo impresso em papel de segurança. Cada um deles terá uma assinatura eletrônica, na forma de algorítimo, que só poderá ser identificada pelos computadores da Secretaria da Fazenda.