Exame Logo

União Européia ameaça multar Microsoft

Europeus afirmam que companhia descumpre determinações baixadas pela comissão antitruste em 2004

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

A Comissão Européia, órgão executivo da União Européia, ameaça multar a Microsoft em um valor superior a 2 milhões de euros (cerca de 2,37 milhões de dólares) por dia, por descumprir determinações do órgão antitruste europeu. Em março de 2004, a empresa foi multada em 497 milhões de euros e foi obrigada a compartilhar o código-fonte do sistema operacional Windows com os concorrentes. Mas, segundo a Comissão Européia, a empresa não permite um acesso satisfatório ao código.

Os europeus insistem que a empresa precisa fornecer maiores informações sobre seus programas aos concorrentes, a fim de facilitar a intercambialidade entre os computadores que usam Windows e os outros sistemas operacionais. A comissão baseou-se em um relatório do grupo que monitora as ações da Microsoft desde 2004. O relatório afirma que as outras empresas continuam sem as informações necessárias.

Veja também

"Demos à Microsoft todas as oportunidades para cumprir suas obrigações, mas não tivemos outra alternativa, senão adotar medidas legais para que a empresa nos atenda", afirmou ao jornal britânico Financial Times Neelie Kroes, da Comissão Antitruste da União Européia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame