Microsoft testa no Brasil nova fase de PC pré-pago
Multinacional quer usar a experiência do "pré-pago" no Brasil para decidir se leva o modelo a outros países emergentes.
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.
A Microsoft vai anunciar nesta terça-feira (23/5) detalhes da segunda etapa de testes do modelo de negócios que vende computadores de modo pré-pago. Nesta etapa, mil máquinas com Windows XP serão colocadas à venda para o público interessado.
O conceito baseia-se em oferecer um PC com configuração simples a preços fortemente subsidiados. O usuário paga, no ato da compra, cerca de um terço do valor real do equipamento. Para quitar a máquina, o usuário deve comprar "cartões pré-pagos". O modelo possibilita que o usuário pague o financiamento do PC no ritmo mais adequado à sua disponibilidade de renda.
Os cartões pré-pagos liberam o uso do PC. O usuário paga mais na medida em que usa mais o computador. O negócio é uma alternativa estudada pela Microsoft para o avanço das vendas dos PCs do programa governamental "Computador Para Todos", que vende máquinas com juros subsidiados e software livre.
A corporação pretende usar a experiência do modelo "pré-pago" no Brasil para decidir se é viável ou não explorar o modelo em outros países emergentes. Estão na lista de países onde a MS pode apresentar o projeto a China, Eslovênia, Hungria, Índia, México, Rússia e Vietnã.
No anúncio da terça-feira, a MS deve detalhar a configuração do PC pré-pago que será vendido nesta fase, bem como detalhar sua parceria com fabricantes de hardware e do setor financeiro.