Microsoft pretende lançar um rival para o Chromecast, diz site

Documentos registrados no FCC falam de um aparelho identificado como HD-10 e com portas HDMI e USB e suporte a Wi-Fi; transmissão deve ser feita por Miracast

Documentos registrados no site da Federal Communications Commission (FCC) mostram que, aparentemente, a Microsoft está planejando lançar seu próprio dispositivo de streaming. Bem aos moldes do (provável concorrente) Chromecast, o aparelho, identificado apenas como HD-10, deverá contar com uma porta HDMI, suporte a Wi-Fi e conexão USB usada na recarga.

Os arquivos que mencionam o gadget foram encontrados pelo site Windows Phone Daily. Um documento na Wi-Fi Alliance ainda o descreve como um “Miracast dongle”, um dispositivo baseado em Miracast, em uma tradução livre.

Ou seja, o supostamente pequeno aparelho deverá transmitir o conteúdo de smartphones e tablets usando este padrão, cujo suporte foi introduzido a alguns dispositivos móveis da MS com o mais recente Windows Phone 8.1.

O texto do Windows Phone Daily ainda reforça o rumor lembrando da função “Project My Screen”, que apareceu também no WP 8.1.

Diferentemente do padrão utilizado pelo Google no Chromecast, o Miracast é um pouco mais “direto” e limitado. Como descreve o GigaOM, ele serve basicamente para exibir o conteúdo da tela do smartphone – ou, por ventura, do notebook – em outra superfície, como uma televisão bem maior. Nada de múltiplas telas ou fontes de mídia, no entanto.

Ainda assim, se o preço for baixo como o do rival, o tal HD-10 pode sim ser um bom adendo ao mercado. O anúncio pode acontecer já no próximo dia 4 de setembro, um dia antes da IFA 2014, em um evento no qual a Microsoft anunciará ao menos um novo membro da linha Lumia.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.