Meu primeiro MP3
Aprenda a levar para o PC as suas músicas favoritas
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.
É mais do que comum encontrar pessoas que gostam de música, têm à mão um computador, usam e abusam de serviços para troca de MP3, como o Audiogalaxy e o MusicCity, e ainda assim não sabem como extrair dos cds e copiar para o micro no formato MP3 os seus sons favoritos. Os motivos para isso podem ser os mais diversos, menos um: complicação.
Além de gratuitos, os programas que transformam as faixas dos cds em MP3 são simples e fáceis de usar até mesmo para quem não tem a menor idéia do que seja bitrate. Um bom exemplo é o eficiente CDex 1.30 ( www.uol.com.br/ info/aberto/download /2111.shl ), capaz de levar para o micro e digitalizar em MP3 um cd em apenas poucos cliques.
Depois de baixar o programa, inicie a instalação com um clique duplo sobre o arquivo e vá selecionando Next. Serão mostrados o local onde o CDex será instalado (no diretório Arquivos de Programas ou Program Files, se o seu Windows estiver em inglês), onde ficarão os atalhos para o programa no menu Iniciar/ Programas e a solicitação para concluir a instalação. Sem precisar reiniciar o micro, assim que o software for aberto pela primeira vez já estará pronto para ser utilizado.
Ao colocar um cd no micro, o CDex seleciona automaticamente todas as faixas, indicando a duração e o tamanho estimado do arquivo em Wave, formato no qual a música será extraída e depois comprimida automaticamente para MP3. Se você realmente quiser ripar todas as faixas do cd, é só apertar a tecla F9, acionar o botão para iniciar a extração faixa por faixa (o segundo de cima para baixo na barra lateral) ou entrar no menu Convert e indicar a opção Extract CD track(s) to MPEG file para iniciar a operação. Se a intenção for copiar apenas uma ou outra música específica, será necessário apagar a seleção de todas as músicas, o que pode ser feito clicando em qualquer ponto branco da tela. Feito isso, indique quais são as músicas desejadas clicando em cima de cada uma delas enquanto segura a tecla Ctrl e dispare o processo de cópia das faixas usando um dos métodos já citados.
Durante o processo, uma caixa de diálogo vai mostrando a evolução do trabalho de extração e conversão de cada música. O tempo necessário para ripar um cd varia de acordo com o poder de fogo do chip da sua máquina e também das outras atividades que você estará realizando, como navegar, enviar e-mails ou digitar um texto. É claro que o ideal é deixar o micro livre naqueles minutos apenas para copiar as músicas. Em um PC com Pentium III de 866 MHz, um cd de 54 minutos demorou 30 minutos para ser ripado. Feito isso, é só localizar a pasta onde foram gravadas as músicas e ouvi-las, levá-las para um tocador de MP3 portátil ou produzir cds com seleções personalizadas usando um gravador de cd.
Ponto final? Sim, se você não se importar que os MP3 fiquem guardados em uma pasta-padrão determinada pelo programa (C:\Arquivos de Programas\CDex130\OutputFile) e a escolha do encoder e do bitrate (veja o texto acima) seja feita pelo CDex. Para mudar a pasta de destino dos MP3, clique no botão Setup, na barra lateral e selecione a aba Filenames. Você verá os campos WAV->MP3 e Recorded Tracks, que mostram o local do micro onde as faixas são guardadas. Caso você queira indicar um outro diretório, clique no botão com os três pontos (...) para enxergar as pastas no HD e escolha o novo destino para os MP3 que estarão saindo do forno. Se o cd que está sendo ripado for cadastrado no banco de dados online CDDB, o CDex identifica todas as faixas. Para isso, clique no botão CDDB da barra. Mas, antes de pedir ajuda ao CDDB pela primeira vez, é preciso entrar na janela de configurações, selecionar a aba Remote CDDB e preencher o campo E-mail adress com um e-mail válido.
Tamanho ou qualidade?
O ajuste crucial para determinar a qualidade sonora e o tamanho final do arquivo de MP3 é a escolha do bitrate, isto é, a quantidade de dados contida em cada segundo de áudio. No CDex, isso é feito clicando no botão Setup da barra lateral e entrando na aba Encoder. Usando o encoder padrão do programa, o Lame, para alterar o valor basta escolher uma das opções exibidas no menu Min Bitrate. O bitrate mais utilizado é o de 128 Kbps, que resulta em arquivos com boa qualidade de áudio e tamanho razoável (uma música de cinco minutos fica com 4,68 MB). Se o desejo for realmente por MP3 com qualidade idêntica à do cd, a saída é codificar os arquivos usando o bitrate de 192 Kbps ou superior. Neste caso a mesma música ficaria com 7,02 MB. A escolha é sua.
Veja mais programas para codificar músicas em MP3 em www.uol.com.br/info/ aberto/download/ wcat17_1.shl