EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.
SÃO PAULO - John Sankus Jr., hacker de 28 anos que comanda a maior rede de pirataria na web, o DrinkorDie, foi condenado a 46 meses de prisão no final da semana passada por ter causado "milhões de dólares em prejuízo".
Sankus, que usava o nick eriFlleH (HellFire ao contrário) supervisionava uma rede com 65 integrantes que atuavam em 12 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Suécia, Noruega e Finlândia. A rede, que negociava warez (nome dado internacionalmente aos softwares piratas) livremente pela internet, foi desmantelada pelo FBI em 11 de dezembro em uma mega-operação que apreendeu centenas de computadores ao redor do mundo.
John Sankus, que assumiu sua culpa no começo de, foi condenado pelo tribunal de Alexandria, na Virgínia. De acordo com o Newsbytes.com, ele é o segundo participante do grupo a ser oficialmente setenciado - no último dia 2, o ex-engenheiro da Symantec, Barry Erickson, 35 anos, foi condenado a 33 meses atrás das grades pelo mesmo crime. Erickson liberava novas versões de programas da Symantec antes mesmo delas serem lançadas, para venda ilegal pela rede do DrinkorDie, diz a matéria.
Outros dois membros do grupo - Kentaga Kartadinata, de 29 anos, e Mike Nguyen, de 26 - foram acusados em janeiro deste ano e podem pegar até cinco anos de prisão. Todos os oito integrantes capturados pela polícia ainda correm o risco de serem multados em 250 mil dólares e ainda terem que pagar indenização às empresas prejudicadas.