Tecnologia
Acompanhe:

JBL Soundfly BT

Avaliação de Airton Lopes / Esta elegante caixa de som compacta da JBL não precisa de cabos para tocar música e ser alimentada. Ela funciona plugada diretamente na tomada. Não vem com um adaptador específico para o padrão brasileiro de tomada com três pinos, mas o plugue de dois pinos com base sextavada se encaixa […]

A
Airton Lopes

25 de junho de 2013, 02h27

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Esta elegante caixa de som compacta da JBL não precisa de cabos para tocar música e ser alimentada. Ela funciona plugada diretamente na tomada. Não vem com um adaptador específico para o padrão brasileiro de tomada com três pinos, mas o plugue de dois pinos com base sextavada se encaixa nas tomadas novas sem problemas.

Assim que é ligada, uma mensagem de voz avisa que a caixa está pronta para o pareamento por Bluetooth. Quando o som rola, a força e a qualidade são surpreendentes para um equipamento tão compacto. Na caixa, não há entradas de áudio nem botões de controle de reprodução e de volume, que varia bastante de acordo com o dispositivo conectado.

Com iPad, iPhone e smartphones Android, o som apresentou frequências bem equilibradas e não houve distorção. Não foi necessário ir além de 80% da escala de volume para preencher a sala. Porém, com a SoundFly BT ligada ao PC, é preciso cuidado para que o volume não fique excessivamente alto e distorça o áudio.

Avaliação de César Pereira / Para quem mora em um lugar pequeno e não sobra espaço na estante para acomodar uma caixa de som, a Soundfly BT é uma excelente opção. Para funcionar, basta ligá-la a uma tomada - diretamente a uma tomada; ela fica acomodada na parede, como aqueles repelentes de insetos. Não há um fio entre a caixa e seu plugue de conexão à rede elétrica.

Apesar de não ter conectores com o padrão brasileiro, o plugue é sextavado e se encaixa sem problemas nas tomadas daqui. Mas dois adaptadores acompanham. Ao conectá-la, uma mensagem de voz avisa que a caixa está pronta para o pareamento Bluetooth, que é a única forma de conexão.

O pareamento com iPhone, dispositivos Android e um ultrabook com Windows 7  ocorreu de forma simples, sem exigir a digitação de um PIN de segurança, apesar de, no caso do ultrabook, ser necessário passar por mais etapas até concluir a conexão.

O único botão que a caixa tem é para ligar ou desliga-la.  Se ficar inativa por 10 minutos, ela entra em “modo de espera”. Também não há qualquer tipo de controle de volume, por exemplo. Todos os controles são feitos no gadget que envia as faixas para a Soundfly BT.

Para um aparelho tão compacto (pesa 420 gramas e mede 19 por 9,2 por 7,1 centímetros), a caixa tem potência impressionante, com qualidade e fidelidade de áudio também surpreendentes. O volume varia de acordo com o gadget conectado, mas, no geral, não é preciso deixar no máximo para preencher a sala com um som forte e limpo, sem distorções.  

Nos nossos testes com um iPhone e iPad, o resultado foi ótimo, com frequências bem equilibradas. No PC, foi preciso tomar mais cuidado com o volume, ajustando tanto o volume geral como o do player de música para não distorcer os sons.

No visual, ela é bonita e relativamente discreta. Sua construção é feita em plástico brilhante com linhas arredondadas que definem seu formato. No topo, há uma tela de tecido delicado cinza para proteger os alto-falantes. Além do logo iluminado da JBL no botão de força, há somente mais um indicador, o status do Bluetooth.

Pela qualidade de áudio que o selo JBL garante numa caixa tão compacta, ela é uma boa opção para animar festinhas em casa. Por ficar grudada na parede, podem acontecer tropeços acidentais, mas talvez eles sejam mais perigosos para a canela dos convidados do que para a integridade da Soundfly BT, já que ela tem a construção rígida (apesar de não termos feito testes de tropeço no INFOlab).

Ficha técnica

Potência 20 W
Resposta em frequência 60 – 20 000 Hz
Conexão Bluetooth
Dimensões 19 x 9,2 x 7,1 cm
Peso 420 g

Avaliação técnica

Prós Qualidade de som, design, facilidade de uso
Contras Não tem bateria, não tem entradas de áudio, não tem controles de volume e de reprodução
Conclusão Caixa com potencial para animar pequenas festinhas em casa
Áudio 8,5
Usabilidade 7,0
Design 7,0
Conexões 7,0
Média 7.8
Preço R$ 589