Tecnologia

iPhones e iPads poderão captar energia solar com painéis

Patente da empresa registra modo de colocar um painel solar sob telas sensíveis ao toque como as do iPhone e do iPad

Painéis solares da Apple instalados no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos (Reprodução/Apple)

Painéis solares da Apple instalados no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos (Reprodução/Apple)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 20 de maio de 2014 às 15h42.

São Paulo – Até pode ser que um dia a humanidade entre em uma guerra sangrenta contra robôs. Mas a grande briga atual entre homens e máquinas é para fazer a bateria do smartphone durar o dia todo. A Apple parece que pretende dar uma mãozinha para o nosso time.

A empresa registrou uma patente que prevê o uso de painéis solares em telas sensíveis ao toque. A patente registrada nos Estados Unidos registra a ideia tanto em telas comuns quanto em telas flexíveis (quem sabe em alguns anos também vemos um iPhone flexível?).

A Apple já havia registrado uma patente parecida. Antes, no entanto, o painel solar deveria ser instalado em superfícies sensíveis ao toque, mas não telas. Nessa descrição, se encaixariam superfícies como a rodinha inteligente do iPod.

Para se carregar a bateria de um iPhone ou iPad usando apenas energia solar, seria necessário um painel grande (maior do que a tela em si). Mas talvez a Apple imagine usar os painéis para diminuir o consumo da energia armazenada na bateria. Isso aumentaria de alguma forma a vida útil de um tablet ou smartphone ao longo do dia.

A Apple vem atuando com força a favor da energia solar. Em 2013, a empresa passou a alimentar seus data centers com 100% de energia renovável (graças à instalação de painéis solares).

Vale lembrar que o registro de uma patente não significa uso da tecnologia. Nos próximos anos a Apple deve testar a eficácia e os benefícios de adicionar a tecnologia a seus produtos.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasInfraestruturaEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaiPadTecnologia da informaçãoTabletsEnergia renovávelEnergiaEnergia solarAppleiPodRobôsPatentes

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA