Tecnologia

iOS 7 não vai rodar nos iPhones e iPads mais antigos

O iOS 7 só é compatível com os modelos mais recentes do iPhone, iPad e iPod, e certos recursos só vão funcionar em alguns desse dispositivos


	O serviço de música iTunes Radio, que deve estrear com o iOS 7, só será oferecido, inicialmente, nos Estados Unidos
 (Divulgação)

O serviço de música iTunes Radio, que deve estrear com o iOS 7, só será oferecido, inicialmente, nos Estados Unidos (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 11 de junho de 2013 às 14h28.

São Paulo — O iOS 7, apresentado ontem no evento WWDC 2013, traz a maior reforma no sistema operacional móvel da Apple desde o lançamento do iPhone, em 2007. Ele chega totalmente redesenhado e traz muitos recursos novos. Mas só será compatível com os modelos mais recentes desses dispositivos.

Como informa o site da Apple, iOS 7 poderá ser instalado no iPhone 5, 4S e 4, no iPad 4, 3 e 2 e no iPod touch de quinta geração. Ele também virá instalado nos gadgets que a Apple deve lançar no segundo semestre, como o iPhone 5S. Mas quem tem um iPad da primeira geração ou um iPhone 3GS, por exemplo, vai ficar fora da festa.

Além disso, alguns recursos não vão funcionar em todos os modelos. A câmera, por exemplo, será diferente dependendo do gadget. Ela só terá todas funções anunciadas pela Apple no iPhone 5 e no iPod touch de 5ª geração. No iPhone 4S, não haverá filtros na câmera (mas haverá filtros no aplicativo Fotos). 

No iPhone 4, além dos filtros, estará ausente a função de foto panorâmica. No iPad 2, não vão aparecer, ainda, os modos de foto quadrada e de filmagem. O iPad 2 é, aliás, o dispositivo em que o iOS 7 vai funcionar com mais restrições. Itens como AirDrop, Siri e os filtros no app Fotos, por exemplo, também não vão aparecer nele. 

Além das restrições de cada dispositivo, há outras que dependem do país onde o aparelho é usado. Os brasileiros vão continuar sem uma versão em português da assistente falante Siri. E o novo serviço de música por streaming iTunes Radio só vai ser oferecido, inicialmente, nos Estados Unidos.


Essas restrições não devem surpreender quem está habituado com os gadgets da Apple. É política habitual da empresa impedir a instalação das versões mais recentes do iOS em aparelhos antigos. O atual iOS 6 já não roda no iPad original e nem no iPhone 3G, por exemplo. E a Siri não funciona no iPhone 4 e nem no iPad 2.

A Apple alega que determinados recursos exigem hardware atualizado para que o usuário tenha boa experiência com eles. Um smartphone ou tablet mais antigo poderia ficar lento demais se esses recursos fossem ativados, ou poderia ter a duração da carga da bateria reduzida.

Críticos da Apple costumam lembrar que essa prática também ajuda a vender produtos. Se alguém tem, por exemplo, um iPhone 3GS, terá um bom motivo, agora, para trocá-lo por um iPhone 5 ou pelo futuro iPhone 5S. 

O iOS 7 está em fase de testes beta e pode ser obtido por desenvolvedores de aplicativos. Ele deve ser liberado para o público na próxima Primavera brasileira. Confira, nesta tabela, em quais dispositivos cada recurso estará disponível:

Recursos do
iOS 7
iPhone 5 iPhone 4S iPhone 4 iPad 4 iPad 3 iPad 2 iPad mini iPod touch 5 Obs
Foto panorâmica sim sim           sim  
Foto quadrada e filmagem sim sim sim sim sim   sim sim  
Filtros na câmera sim             sim  
Filtros no app Fotos sim sim sim sim sim   sim sim  
AirDrop sim     sim     sim sim  
Siri sim sim   sim     sim sim não em português
iTunes Radio sim sim sim sim sim sim sim sim não no Brasil
Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiOSiPadiPhoneiPodSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como fazer chamada de vídeo: 5 aplicativos para celular e computador

Como descobrir a senha do Wi-Fi que estou conectado

Mulheres cansaram dos aplicativos de namoro e estão usando cada vez menos, mostra pesquisa

Mais na Exame