Tecnologia

Intel cria fundo de US$ 100 milhões para start-ups de mobilidade

Objetivo é investir em empresas que produzam infraestrutura, middleware, aplicações inovadoras e conteúdo digital em aparelhos conectado

Empresa tem forte presença no mercado de PCs e dos notebooks, mas ainda não conseguiu encontrar seu espaço na área de mobilidade, dominada pelo chip da ARM e por fabricantes como Qualcomm, Texas Instruments e NVidia (Getty Images)

Empresa tem forte presença no mercado de PCs e dos notebooks, mas ainda não conseguiu encontrar seu espaço na área de mobilidade, dominada pelo chip da ARM e por fabricantes como Qualcomm, Texas Instruments e NVidia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 14h59.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - A Intel Capital, o braço de capital de risco da principal fabricante de chips do mundo, anunciou a criação de um fundo de US$ 100 milhões, cujo foco são start-ups na área de mobilidade ao redor do mundo.

Batizado de "Intel Capital AppUp", o novo fundo já divulgou os dois primeiros investimentos: na norte-americana Urban Airship, que desenvolveu uma plataforma para vendas e assinaturas de aplicativos móveis, e na alemã 4tiitoo AG, que criou uma interface de código aberto para tablets chamada WeTab OS. Os valores destinados às duas empresas não foram revelados.

Em comunicado, a Intel explica que o objetivo com a criação do fundo é investir em empresas que produzam infraestrutura, middleware (programa que integra dois sistemas diferentes, como um programa e um sistema operacional), aplicações inovadoras e conteúdo digital em aparelhos conectados, especialmente envolvendo tecnologias multiplataforma - como HTML5 - e ultrabooks.

A Intel tem forte presença no mercado de PCs e dos notebooks, mas ainda não conseguiu encontrar seu espaço na área de mobilidade, hoje dominada pelo chip da ARM e por fabricantes como Qualcomm, Texas Instruments e NVidia.

Enquanto não desenvolve uma família de chipsets para smartphones, ela procura influenciar o desenvolvimento de aplicações ou quaisquer outras soluções móveis através de fundos, como o Intel Capital AppUp, para que estas sejam amigáveis com sua arquitetura para desktops.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInvestimentos de empresasStartupsIntel

Mais de Tecnologia

China lança plano para apoiar 10 mil novas empresas de inteligência artificial

Coreia do Sul cria plano para manter China em segundo lugar na corrida por chips de memória até 2028

Como se preparar para o iOS 27: backup, espaço e o que fazer antes da atualização

Game Pass: o que muda com o limite de horas na nuvem do Xbox?