Intel anuncia revolução com chips mais produtivos
Os componentes prometem derrubar gasto energético e melhorar eficiência dos computadores
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h40.
A Intel Corporation anunciou a próxima geração de chips, com a promessa de que os processadores terão melhor performance e consumirão menos energia. As vantagens são a nova tática da companhia contra as investidas da rival Advanced Micro Devices (AMD).
Os novos chips devem chegar ao mercado na segunda metade do ano. Segundo o norte-americano The Wall Street Journal, o diretor de tecnologia da Intel, Justin Rattner, afirmou que o produto dará justamente o esforço de que a empresa necessita em direção a uma maior eficiência energética, além de auxiliar a derrubar os padrões tecnológicos estabelecidos pela AMD.
O chip batizado de Woodcrest, por exemplo, deve precisar de 35% menos energia e oferecer uma melhora de 80% na performance, segundo a Intel. Já o Conroe chip, para computadores de mesa, terá performance 40% melhor na comparação com os chips atuais, além de reduzir a necessidade de energia em 40%.
Para garantir o efeito combinado de maior produtividade por menos custo, a Intel está apostando em chips de dois núcleos, que podem oferecer esse efeito. A companhia espera que 85% de seus servidores vendidos em 2006 já terão os componentes, e deve lançar chips ainda mais potentes - de quatro núcleos - em 2007.