Tecnologia

Gradiente Tegra Note 7

O tablet Gradiente Tegra Note 7 é um aparelho com hardware poderoso e tela de 7 polegadas. Apesar de ter a marca da Gradiente no nome, a configuração é baseada no projeto da Nvidia. Ou seja, como era de se esperar, a placa gráfica tem destaque, tornando o produto uma excelente escolha para games. O […]

Foto

Foto

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 13h28.

logo-infolab

O tablet Gradiente Tegra Note 7 é um aparelho com hardware poderoso e tela de 7 polegadas. Apesar de ter a marca da Gradiente no nome, a configuração é baseada no projeto da Nvidia. Ou seja, como era de se esperar, a placa gráfica tem destaque, tornando o produto uma excelente escolha para games. O seu design premium também ajuda, especialmente se o jogo rodar prioritariamente no modo paisagem.

Essencialmente, o Tegra Note 7 o tablet de 7 polegadas mais poderoso que já passou pelo INFOlab.

Design

A tela do aparelho tem resolução de 1.280 por 800p, com densidade de 216 pixels por polegada. O painel é IPS (In-Plane Switching), o que, na prática, dá bons ângulos de visão ao produto (178º). Contudo, ela é bastante reflexiva e isso pode incomodar o usuário em algumas situações. A fidelidade de cores é boa, mas não está entre as melhores. Contudo, isso é perceptível aos olhos mais exigentes.

O tablet tem um acabamento elegante, com a parte traseira emborrachada, o que passa sensação de conforto ao segurar. É perfeitamente possível que nem todo mundo o considere atraente, mas ele é, sem dúvida, bem construído.  As bordas da tela, entretanto, são um pouco largas, mas isso não prejudica a usabilidade, é apenas um detalhe estético. Quanto às conexões, seu diferencial está na microHDMI, que espelha a tela do tablet em um monitor externo — outro recurso atraente para gamers. Outra opção é mandar a imagem por Miracast, se a sua TV tiver suporte a essa conexão.

Além de ter tela sensível ao toque, o aparelho também conta com uma caneta Stylus que usa a tecnologia da Nvidia chamada de DirectStylus.  Ela fica localizada na lateral do dispositivo e quando é removida, surge imediatamente uma janela de atalho que, por padrão contém os dois aplicativos de desenho da Nvidia, o Draw e o Write. Como seus respectivos nomes em inglês dizem, o primeiro serve para fazer desenhos e o segundo para escrever. O reconhecimento da caneta é ótimo, assim como o da linha Galaxy Note, da Samsung.

O Nvidia Write é o mais simples. Trata-se de um caderno de notas simples, sem reconhecimento de palavras. O Tegra Draw é muito mais interessante. A tela reconhece formatos diferentes de toque, de modo que uma superfície maior de contato produz traços igualmente maiores. Sendo assim, não é necessário alterar o padrão de traço para realizar um desenho com intensidade maior.

A capa que acompanha o produto é excepcional. Ela tem um encaixe diferente, é colocada pela lateral do aparelho. Isso a deixa muito mais firme do que a média. Assim como a smart cover do iPad, ela se dobra para se transformar em um suporte para o aparelho.  Dessa forma, é possível coloca-lo em uma mesa e assistir a um filme, por exemplo.

Configuração

Como o nome indica, o Tegra Note 7 é baseado no Tegra 4, que consiste em quatro núcleos de CPU Cortex A15 (mais um “Battery Saver Core”) e uma GPU GeForce ULP (72 núcleos de renderização). Segundo análise do INFOlab, a Nvidia optou por um clock máximo ligeiramente mais baixo que o do Shield (1,8 GHz versus 1,9 GHz). Isso é natural: o Shield possui um sistema de ventilação ativa, portanto o Tegra 4 teve que ser limitado para caber na carcaça do Note 7.

O fato do aparelho contar somente com 1GB de memória RAM ajuda a estender a autonomia de bateria. Além disso, há um núcleo extra, o Cortex A15, que  é dedicado ao gerenciamento otimizado de carga.

Algo que faz falta se você está escolhendo o tablet pensando no longo prazo é um Wi-Fi mais capaz. É verdade que o padrão ac ainda é raro nessa categoria, mas o Tegra Note 7 poderia pelo menos ser dual band.

O desempenho do Tegra Note 7 em games é agradável. Rodando jogos pesados, como Injustice: Gods Among Us e Real Racing 3, ele se saiu bem. Nesse quesito, o dispositivo cumpre o que promete.

Benchmarks

AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Tegra Note 731775
Galaxy Tab 3 SM-T210011672
Asus Fonepad 217256
Vellamo (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Tegra Note 71861
Galaxy Tab 3 SM-T21001285
Asus Fonepad 21798
3D Mark (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Tegra Note 716181
Galaxy Tab 3 SM-T21002231
Asus Fonepad 26510

Bateria

O Tegra Note 7 possui uma bateria não removível com capacidade de 4.100 mAh. Durante o teste do INFOlab, realizado reproduzindo vídeos com Wi-Fi e Bluetooth ativos, o aparelho aguentou por 8h12. A marca é uma das melhores entre os tablets com telas de 7 e 8 polegadas que já foram analisados pela INFO. Ele perde somente para o Asus Nexus 7 primeira geração (9h15), para o Galaxy Tab 7.7 (GT-P6800) e para o recordista iPad mini Retina (11h53).

Sistema

As modificações no Android 4.4 KitKat são poucas. Todas as modificações que a Nvidia fez são úteis de uma forma ou de outra, como é o caso das alterações mencionadas no item Design que se referem à caneta Stylus.

Além dos apps já mencionados, há também o Tegra Zone, que faz curadoria de games da Play Store. Alguns jogos foram desenvolvidos com a GPU do Tegra em mente.

Câmera

Como em qualquer tablet, a câmera não é o destaque do Tegra Note 7. As imagens registradas com o aparelho ficam com resolução relativamente baixa (5MP ou VGA) e, no escuro, apresentam bastante ruído. No claro, as fotos ficam com qualidade razoável para a categoria.

Como o Samsung Galaxy S5, ele faz HDR ao vivo, há controles de ISO, balanço de branco e compensação. Ele também faz panoramas, disparo contínuo (>~5 fps), timelapse (1 a 60 segundos de intervalo), te m um modo de foto estabilizada que só dispara quando o tablet não está tremendo (aqui, a tradução falhou: “Estabelização [sic] de Imagem”). No modo de vídeo ele grava em slow motion (720p@120FPS), estabiliza a imagem e tem um modo de gravação prévia que grava 5 segundos continuamente.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=b2Mzy-UPJoA%5D

Vale a pena?

O Gradiente Nvidia Tegra Note 7 é um tablet com custo-benefício excelente entre os produtos com sistema Android. Apesar de ter alguns pequenos problemas de usabilidade, o aparelho oferece boa duração de bateria, design elegante e o desempenho em jogos é acima da média da categoria. A escolha é acertada se o foco for jogar games ou não, uma vez que a experiência geral de uso é ótima.

Ficha técnica

Sistema operacionalAndroid 4.4.2 (KitKat)
ChipsetTegra 4
Processador (SoC)1,8 GHz Quad-Core ARM Cortex A15 (+ um núcleo extra para tarefas leves)
GPU (SoC)ULP GeForce
Memória RAM1GB
Armazenamento16GB (11,91GB livres) + microSD (até 64 GB)
ConexõesWi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.0, GPS, microHDMI
Tela7 polegadas (1280 x 800p)
Câmera5 MP traseira (filma em 1080p); 0.3 MP frontal (filma em 480p)
SensoresBússola, Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade.
Peso355g
Bateria8h12

Avaliação técnica

PrósExcelente configuração; boa duração de bateria; vem com stylus; customização leve (e útil) do Android)
ContrasTradução para o portugues poderia ser melhor
ConclusãoTablet com foco em games que oferece boa usabilidade geral
Configuração9.0
Usabilidade8.6
Bateria8.2
Design7.7
Média8.5
PreçoR$ 999
Acompanhe tudo sobre:AndroidGamesGradienteNvidiaTablets

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não