Governo dos EUA exige que TikTok ganhe classificação de conteúdo para adultos
O pedido foi encaminhado para o Google e Apple. Ambas as empresas definem o aplicativo como apropriado para adolescentes
Modo escuro
TikTok: pessoas transmitem pedidos de demissão (Hollie Adams/Bloomberg)
Publicado em 14 de dezembro de 2022 às, 14h58.
Última atualização em 14 de dezembro de 2022 às, 15h01.
Um grupo de 15 procuradores gerais dos Estados Unidos enviou na terça-feira, 13, um pedido para que os executivos do Google e da Apple retirem do TikTok a sinalização de que a rede social é apropriada para adolescentes nas lojas de aplicativo.
Em cartas enviadas ao presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, e ao presidente-executivo da Apple, Tim Cook, as autoridades estaduais, todas republicanas, disseram que o TikTok contém muito conteúdo destinado a adultos, incluindo temas sobre sexo e uso de drogas.
Com tais características, os procuradores gerais disseram que o Google e a Apple devem ser responsáveis por garantir classificações etárias precisas e alertaram que as empresas podem enfrentar ações legais dos estados se a classificação para maiores de 17 anos do TikTok não for adotada.
A coalizão estadual, liderada por Austin Knudsen, também inclui procuradores-gerais do Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Indiana, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Dakota do Norte, Oklahoma, Carolina do Sul, Texas, Utah e Virgínia.
O pedido se soma aos esforços do governo dos EUA contra o alcance e a influência do TikTok, que pertence à ByteDance, que tem sede em Pequim.
Na semana passada, o estado de Indiana entrou com dois processos contra o TikTok. Em ambos, alegando que a plataforma engana os consumidores sobre seu conteúdo adulto e segurança de dados.
O estado disse que os processos foram os primeiros desse tipo. Nos últimos dias, governadores de estados como Texas, Carolina do Sul e Alabama agiram para impedir que as agências estaduais usem o TikTok devido a preocupações com violações de dados e segurança nacional.
Também, diferentes coalizões de procuradores gerais do estado avançaram sobre o escrutínio do TikTok este ano, inclusive para examinar o impacto do aplicativo na saúde mental dos adolescentes. Essas investigações continuam.
Últimas Notícias
Bia Félix: redes sociais decretarão o fim das celebridades como conhecemos?
Há 16 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.