EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.
No total, as 100 marcas mais valiosas incluídas na pesquisa passaram a valer 1,6 trilhão de dólares em 2007, contra 1,44 trilhão de dólares na pesquisa do ano passado. O levantamento leva em consideração diversos fatores para estabelecer o valor da marca. A consultoria destaca a capacidade da empresa de oferecer produtos ao gosto dos consumidores dos chamados BRICs (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China). No caso de empresas de tecnologia, a Millward Brown informou que as empresas que conseguiram agregar mais valor são aquelas aptas a oferecer produtos convergentes em várias mídias.
Outro tópico que cada vez mais influencia o valor das empresas são as ações de responsabilidade social. Entre companhias que sabidamente contribuem para o aquecimento global, como petrolíferas ou montadoras, por exemplo, a divulgação de ações ou prioridades futuras para combater o problema climático ajuda as empresas a conquistarem a admiração dos consumidores. Já entre empresas de fast food, a consultoria considera importante a divulgação de medidas para tornar seus produtos mais saudáveis.
A pesquisa entrevistou mais de 1 milhão de consumidores e inclui 39 mil marcas de todo o mundo. Apesar da maioria das empresas incluídas no estudo estarem presentes no Brasil, nenhuma delas tem capital nacional.