Tecnologia

Foto do cadáver de Osama Bin Laden é falsa

Uma foto do suposto cadáver de Osama bin Laden tem aparecido em lugares que vão dos jornais ingleses à TV paquistanesa. Mas a imagem parece ser uma falsificação grosseira

A morte de Osama bin Laden é manchete nos jornais do mundo todo. Mas alguns publicaram uma foto falsa do terrorista (Mark Wilson / Getty Images)

A morte de Osama bin Laden é manchete nos jornais do mundo todo. Mas alguns publicaram uma foto falsa do terrorista (Mark Wilson / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 2 de maio de 2011 às 15h20.

São Paulo — A foto do suposto cadáver de Osama bin Laden correu o mundo. Foi publicada por jornais ingleses como The Daily Mail e apareceu em sites de notícias de vários países. Mas foi rapidamente removida desses sites quando começaram a surgir comentários no Twitter apontando a falsificação. A TV paquistanesa também exibiu a imagem. Mas essa foto já circula na web há pelo menos dois anos. E tudo indica que se trata mesmo de uma falsificação grosseira, feita no Photoshop.

A foto mostra um Osama bin Laden com o rosto salpicado de sangue e olhos de cadáver. Está em baixa resolução, sem definição de detalhes. Mas ela lembra bastante uma foto do terrorista feita em 1998. Quando se inverte uma das fotos verticalmente, nota-se que a posição do rosto e a expressão facial são idênticas, como se vê nas imagens abaixo.

Isso permite supor que alguém usou a foto de Bin Laden como base e adicionou, a ela, elementos de outra foto, sem relação com o líder da Al Qaeda. As manchas de sangue podem ter sido copiadas com a ferramenta Carimbo do Photoshop.

Depois, é possível que o falsário tenha, deliberadamente, degradado a qualidade da foto. Uma maneira de fazer isso é salvá-la em formato JPEG, mantendo a resolução baixa e a taxa de compressão alta. O resultado é que a foto aparenta ter sido feita por um celular. A baixa definição torna mais difícil notar, numa olhada rápida, a colagem feita.

Montagem com fotos de Osama bin Laden e de um cadáver anônimo

Fotos que circularam na internet: Osama bin Laden em 1998 (à esquerda); um cadáver anônimo (centro) e a montagem feita com as duas imagens (direita)


Fotos reais

Os militares americanos divulgaram que o cadáver de Osama bin Laden foi, de fato, fotografado. A imagem teria sido enviada a especialistas para confirmar a identidade do morto. Mas o Pentágono não informou se pretende liberar as fotos para o público ou não. É possível que sim. As fotos da captura de Saddam Hussein, por exemplo, foram divulgadas depois que ele foi preso.

A liberação das imagens reais de Bin Laden poderia ajudar a convencer pessoas que duvidam que ele esteja morto. É bom lembrar que os americanos fizeram sumir o corpo do terrorista, supostamente jogado ao mar.

Também se sabe que operações especiais, como a que levou à execução de Bin Laden, às vezes são filmadas por meio de câmeras presas aos capacetes dos soldados. Mas esses vídeos são, normalmente, mantidos em segredo. Eles são usados pelos próprios militares para avaliação da missão. 

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaInternetIslamismoOsama bin LadenPolíticosTerrorismoTerroristas

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame